O Governo do Estado desenvolve um conjunto de ações para tentar amenizar os problemas da estiagem. Até agora a Secretaria de Estado da Defesa Civil, através da Diretoria de Programas Especiais (DPE), disponibilizou serviços emergenciais e em longo prazo para diminuir o impacto da seca nos municípios piauienses.
Só no trabalho de recuperação e de compra de equipamentos de poços já existentes, já foram beneficiadas quase três mil famílias em 123 localidades espalhadas em todo o Piauí. Para o diretor da Unidade de Defesa Civil, Jerry Herbert, o Piauí é um dos estados brasileiros que mais faz ações para diminuir os efeitos da estiagem. “Estamos trabalhando a pequeno, médio e longo prazo para resolver de vez esse problema histórico no Piauí, a ideia é que a cada ano com as obras prontas os efeitos diminuam, principalmente os mais críticos como a falta d’agua em algumas localidades”.
No mês passado, o governador Wilson Martins anunciou que vai construir mais de 10 mil cisternas na Região do Semiárido piauiense, os recursos de R$ 26 milhões já foram liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Segundo o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), responsável pelo projeto, serão construídas 3,8 mil cisternas com capacidade para 52 mil litros e 7 mil com capacidade para 16 mil litros.
A ideia do Governo do Estado é atingir quase 11 mil famílias piauienses com projetos de impacto para amenizar por um longo período os problemas da estiagem. O projeto será instalado nos territórios delimitados pela Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan) e vai atender diretamente 55 mil pessoas de baixa renda que não dispõem de acesso à fonte de água adequada ao consumo humano, com renda per capita familiar de até meio salário mínimo.
Até agora, o Governo do Estado contratou 200 caminhões-pipa a previsão é de aumentar para 300 carros. Segundo a Defesa Civil, um milhão de piauienses já foram atingidos pela seca. “ Estamos contratando mais carros-pipa em virtude das altas temperaturas previstas e o prolongamento da seca do Semiárido, a Secretaria já está disponibilizando o cadastro reserva para a contração de mais carros, quem possuir o veículo com tanque pode procurar a secretaria, levando fotos e documentação do veículo”, finaliza Jerry Herbert.
CCOM ]]>