O deputado estadual Fernando Monteiro morreu aos 68 anos, na manhã desta quinta-feira (26), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após cinco anos de luta contra o câncer.
O velório será realizado no Salão Francisca Trindade, da Assembleia Legislativa (Alepi), nesta sexta-feira (27).
A Assembleia Legislativa do Piauí divulgou uma nota lamentando a morte:
É com profundo pesar que comunicamos a notícia do falecimento do deputado estadual Fernando Monteiro, na manhã dessa quinta-feira, dia 26, às 6h20, após meses de tratamento de um câncer hepático. O velório acontece nesta sexta-feira, dia 27, no Salão nobre Francisca Trindade na Assembleia Legislativa do Piauí, para a despedida de amigos a partir das 8h.
Ele deixa a mulher Fabiana Monteiro e três filhos Marcos, Fernando Filho e Lauro.
O deputado estadual e presidente regional do PRTB, teve falência dos órgãos na noite de quarta-feira. Ele estava há três meses internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, esperando condições de saúde para ser submetido a um transplante de fígado.
WELLINGTON DIAS DECRETA LUTO
“É com profundo pesar que o Governo do Estado do Piauí lamenta o falecimento do deputado estadual Fernando Monteiro. O parlamentar morreu nesta quinta-feira (26), em São Paulo, no Hospital Sírio-Libanês, onde foi submetido a tratamento contra um câncer hepático”, diz nota do Governo do Estado sobre a morte do deputado estadual Fernando Monteiro (PRTB), vice-presidente da Assembleia Legislativa.
O governador Wellington Dias decretou luto oficial de três dias e a bandeira do Piauí ficará a meio mastro.
O Governo do Estado destaca a contribuição de Fernando como parlamentar, gestor e cidadão ao desenvolvimento do Piauí. Monteiro também era um grande incentivador da cultura e do esporte piauiense. Durante muito tempo, foi um dos principais apoiadores do Carnaval de Teresina, à frente da escola de samba Ziriguidum, da qual foi presidente por vários anos.
“Neste momento de pesar, manifestamos apoio a familiares, amigos e admiradores”, diz a nota do Governo do Estado.
OUTRA INTERNAÇÃO
Em março, Fernando Monteiro foi internado no Hospital Sírio-Libanês para a retirada de um tumor, mas não foi necessária a realização da cirurgia.
Ele estava fazendo o tratamento de câncer no fígado há cinco anos.
HISTÓRICO
Filho de Alberto de Moura Monteiro e Maria Laura de Brito Monteiro, Fernardo Alberto de Brito Monteiro era formado em Economia e professor da Universidade Federal do Piauí, foi consultor do Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Estado do Piauí (CEAG) e implementou o Programa de Apoio às Microempresas.
Eleito vereador de Teresina pelo PDS em 1982, foi o fundador e presidente da Associação de Vereadores do Estado do Piauí (AVEPI) entre 1983/1985. Filiado ao PFL foi eleito deputado estadual em 1986, 1990, 1994, 1998, 2002 e 2006 e por duas vezes candidato a vice-prefeito da capital piauiense: em 1988 com Átila Lira e 2000 com Ciro Nogueira, não obtendo vitória.
O suplente de Fernando Monteiro é o deputado estadual Bessah Filho (PP)
Por Efrém Ribeiro