O mês de fevereiro começa com novidades na área da Educação do Piauí. Novas escolas, nomeação de professores, promoções de servidores, além da ampliação e expansão de programas de ensino dão um novo salto na qualidade da Educação do Estado. Só esta semana, o governador do Piauí, Wilson Martins, assinou o decreto de nomeação dos concursados de 2009, na área de Educação.
“Ao todo, serão empossados 484 professores de todas as áreas e 22 supervisores pedagógicos que atuarão nas escolas já no início desse período letivo”, afirmou o governador. O concurso (Edital 008/2009) foi prorrogado nesta semana por um prazo de mais dois anos, possibilitando a convocação desses profissionais que viabilizarão o início do período letivo já no próximo dia 13 de fevereiro.
“Aguardamos apenas a publicação do ato no Diário Oficial para enviarmos essas convocações pelos Correios e marcar a posse dos novos professores e supervisores”, explica Marilene Lima, diretora da Unidade de Gestão de Pessoas, da Secretaria da Educação e Cultura.
Junto à convocação, o governador Wilson Martins assinou ainda os acessos (mudança de classe) válidos para cerca de 800 professores efetivos. “Tais ações são primordiais para a conquista de resultados mais satisfatórios e para a melhoria efetiva da qualidade do ensino público piauiense”, destaca o secretário da Educação, Átila Lira.
Governo adota medidas para melhorias do Ensino
A Seduc teve um grande aumento em sua estrutura. Entregou novas escolas ampliou programas que aumentam a permanência do aluno dentro das salas de aula e ainda valorizou e qualificou servidores e professores da Educação.
Essa mudança vem refletindo diretamente na qualidade de ensino no Estado. Medidas como essas colaboram com a política de Educação implantada pela Secretaria desde o ano passado e que é centrada no aluno e nas escolas, objetivando a melhoria dos índices educacionais”, explicou Lira.
Outra conquista foi à promoção dos vigilantes das Unidades Escolares. Essa categoria passará por capacitações que qualificarão estes para o trabalho, com reflexos na qualidade do mesmo, bem como em melhorias salariais.
Além de anunciar novo concurso para a área o secretário da Educação, Átila Lira, pediu a prorrogação do concurso passado até 9 de fevereiro de 2014. “Essa medida visa atender as necessidades diagnosticadas para o início do ano letivo para continuarmos com a melhoria da qualidade do ensino público que está sendo promovida”, frisa Lira.
O Piso Salarial, outra preocupação do Secretário da Educação e do Governador, será discutido com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação já na próxima segunda-feira (6), às 10h, na sede da Seduc.
CCOM