O governador do Estado, Wellington Dias, decretou situação de emergência no Piauí em função da situação de emergência por conta da contaminação do vírus da Gripe A, há mais de uma semana, mas o decreto só foi divulgado no Diário Oficial do Estado.
O decreto foi assinado com base em um ofício GAB 002271/2009, encaminhado pelo secretário de Saúde, Assis Carvalho e que pede a decretação da situação de emergência por conta do aumento do número de pessoas contaminadas com o vírus A(H1N1).
De acordo com o Decreto é considerada a persistência da contaminação pelo vírus influenza A (H1N1), com mais de 100 casos confirmados da doença. Além da compra de remédios o decreto permite ainda que o Governo do Estado possa contratar técnicos para o trabalho de enfrentamento da doença.
Com o decreto de situação de emergência, de acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, o governo do Estado pode tomar as medidas cabíveis, como compra de material e de aparelhos mais sofisticados para os hospitais que atenderem a população, sem que seja necessário seguir o procedimento burocrático e processo de licitação, que podem atrasar o processo de atendimento.
O Piauí deverá ficar em situação de emergência por um prazo de 90 dias. O oficio do secretário de Saúde foi encaminhado ao governador no dia 24 de setembro e o decreto de situação de emergência foi assinado pelo governador no dia 30 de setembro e publicado no Diário Oficial no mesmo Dia.
De acordo com o último boletim oficial da Secretaria de Saúde do Estado, dia 28 de setembro, exames laboratoriais confirmaram 61 casos, 63 casos foram confirmados por vínculo epidemiológico e 41 casos suspeitos com uma morte confirmada.
A confirmação por vínculo epidemiológico (de acordo com os protocolos emitidos pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde) ocorre quando pessoas que conviveram com paciente que teve resultado positivo para Gripe A também apresentam gripe com os mesmos sinais e sintomas. Os últimos dados informam o estudo realizado pelo Comitê de Enfrentamento da Gripe entre os dias 11 de maio e 27 de setembro. O professor de Biologia Sérgio Gustavo Fernandes Sousa, 30 anos, foi a primeira vitima fatal da gripe no Piauí.
Fonte: Diário do Povo