Menos de 24 horas após ser reeleito, o governador Wilson Martins (PSB) concedeu entrevista coletiva, nesta segunda-feira (1º/11), e falou, pela primeira vez, após a expressiva vitória nas urnas. Foram mais de 250 mil votos de diferença para o adversário derrotado ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes (PSDB).
Wilsão falou, dentre outras, da reforma do secretariado que deve fazer, da situação das finanças do estado, dos processos movidos pela oposição que pedem a sua cassação e até da existência de algumas obras inacabadas deixadas pelo antecessor, hoje senador eleito Wellington Dias (PT)
FINANÇAS
Questionado pela reportagem do 180graus se agora que foi reeleito reconhece que as finanças do Estado não estão equilibradas, Wilson Martins admitiu que é preciso ter “cuidado” e revelou que a situação “não é confortável”. Para o governador reeleito, nenhum governo passa por uma situação totalmente estável.
PROCESSOS
Já sobre os processos judiciais que a oposição move contra ele, pedindo a cassação do mandato, Wilsão preferiu manter a cautela e disse que sua assessoria jurídica está acompanhando caso a caso. “Eu acredito na Justiça do meu estado. Até entendo a situação, mas nossos advogados estão sempre acompanhando”.
W. DIAS MINISTRO
Ele falou também sobre a possibilidade do seu antecessor e amigo Wellington Dias, eleito senador, se tornar ministro da primeira presidente mulher do Brasil, Dilam Roussef (PT) no próximo ano. Wellington Dias está preparado para ser ministro e é uma grande satisfação ele ter sido senador eleito ao lado de Ciro Nogueira (PP)”.
SANTA CRUZ E BRASÍLIA
Sobre ações ele disse que pretende criar um bloco com os governadores Jacques Vagner (BA), Eduardo Campos (PE), Cid Gomes (CE), Renato Casagrande (ES) e também contar com o apoio do presidente Lula e da presidente eleita Dilma Rousseff. Wilsão em seguida fez uma reunião com seus atuais secretários e depois viaja a sua cidade natal Santa Cruz e depois vai a Brasília (DF).
NOVA EQUIPE DE SECRETARIADO
Sobre definição da equipe de secretariado, ele confirmou que vai manter a equipe atual até dezembro, quando anunciará os novos nomes do primeiro escalão do Governo 2011-2014. O jornalista Pedro Alcântara publicou em seu blog aqui do 180graus que Wilsão já tem, pelo menos teoricamente, alguns nomes que devem fazer parte de sua nova equipe. Seriam os seguintes nomes:
Fazenda – Elcio Martins
Administração – Tadeu Maia
Educação – Átila Lira
Secretaria de Governo – José Luiz Martins Maia.
Gabinete civil – Luiz Paes Landim
Segurança – Robert Rios
Trabalho e Emprego – Ismar Marques
Infraestrutura – Indicação do PT
Turismo – Indicação do PDT
Saúde – Lilian Martins(além de advogada é também Enfermeira)
Assuntos estratégicos – Feneleon Rocha
Desenvolvimento Rural – Ruben Martins
Desenvolvimento Econômico – indicação do PMDB
Justiça – Henrique Rebelo, deputado do PT.
Comunicação – Larissa Maia.
Ação social – Flora Izabel
Detran – cota pessoal do governador
Agespisa – cota pessoal do governador
Fonte: 180 Graus