O governador Wilson Martins e o secretário de Educação, Átila Lira, participam na manhã desta terça (11), da inauguração da quadra poliesportiva da Unidade Escolar Didácio Silva a partir das 10:00 horas. A escola fica localizada no bairro Dirceu Arcoverde, na capital piauiense. Estudantes, professores e toda a comunidade também estarão presentes no evento.
“A quadra já está sendo utilizada pela escola com a prática das aulas de Educação Física que acontecem diariamente pelos alunos dos dois turnos e durante o final de semana, além da prática esportiva, a comunidade utiliza para a realização de eventos sociais. No último sábado, por exemplo, foi realizado o aniversário de 15 anos de uma aluna”, disse o diretor da escola, Alberto Machado. O diretor disse ainda que a reforma foi uma grande conquista, tendo em vista o tempo em que ela estava parada. “Há um mês a obra foi entregue, o secretário prometeu e cumpriu. É a quadra mais bonita da região e uma das melhores do Piauí, sem dúvida”, orgulha-se.
A reforma e ampliação das quadras é um trabalho de revitalização dos centros esportivos da rede estadual de ensino. As primeiras quadras de esportes foram entregues ainda no mês passado, sendo contempladas esta escola Didácio Silva, Pinheiro Machado e Átila Lira, todas na região do Grande Dirceu.
“Esse é um compromisso da Secretaria Estadual da Educação, de reconstruir os centros esportivos por todo o Piauí, para incrementar atividades esportivas, culturais e de lazer que reflitam na qualidade da educação. Agora, precisamos preservá-las, tomar conta das quadras que são espaços não só das escolas, mas de toda a comunidade”, disse o secretário. Para Átila Lira, a reforma e a conservação das quadras são essenciais para a melhoria na qualidade de ensino como um todo.
Vitória Gabriele, aluna do 8º ano da escola, disse que antes não tinha aula prática de Educação Física, agora realiza sempre. “Estava há três anos sem praticar atividades físicas, hoje até no final de semana a gente pode jogar”, disse a estudante.
Para a gerente da 21ª GRE, Risalva Rodrigues, foi uma verdadeira reconstrução, visto que as quadras que não eram cobertas e estavam totalmente destruídas. “Antes os espaços das quadras serviam de abrigos para dependentes químicos, usuários do crack e vândalos, as reformas vieram numa boa hora”, disse a gerente.
A expectativa do secretário é entregar mais de 50 centros esportivos ainda em 2011, destes dez na capital e 40 no interior do Estado.
Fonte: CCOM
]]>