Foi lançado na manhã da última segunda-feira (18/07), no salão nobre do Palácio de Karnak na capital piauiense, o 2º Festival do Peixe da cidade de Esperantina.
Vale ressaltar que a solenidade de lançamento ocorreu com a presença do governador Wellington Dias; do deputado estadual João de Deus; da senadora Regina Sousa; do secretário do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma; do superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, a Secretária de Infraestrutura Jannaina Marques, dentre outras autoridades.
Em entrevista concedida à imprensa, o governador Wellington Dias destacou as potencialidades do mercado de peixe em Esperantina.
“[A cidade] tem um grande mercado e nós vamos ter que fazer crescer. Lá atrás nós produzimos cerca de cinco mil toneladas por ano, hoje nós chegamos a aproximadamente 16 mil toneladas. Nós queremos agora chegar a mais de 100 mil toneladas por ano até por volta de 2022, e para isso, nós vamos focar na qualificação profissional, garantindo trabalhar com aquilo que a região tem de grande potencial para produzir, pensando no mercado do Piauí, do Brasil e do mundo”, afirmou.
Wellington Dias avaliou também a extinção de uma pasta nacional, que ao ver dele seria de grande importância para o mercado de piscicultura no país.
“Eu lamentei muito o fim do Ministério da Pesca, confesso. Acho que foi algo ruim, agora o Festival é também um momento de cultura. Esperantina é uma cidade belíssima, com um povo acolhedor e vamos ter vários artistas, entre os dias 28 e 31 desse mês. Vamos ter também a conclusão de vários cursos de qualificação profissional, e se Deus quiser, inaugurar no segundo semestre uma bela escola que vai ser também um centro de formação na área de piscicultura”, complementou.
Por ser período pré-eleitoral, a prefeita Vilma Amorim não pôde se manifestar sobre a realização do evento, que já se consolidou no calendário cultural do Estado, entretanto a secretária de Serviço Social de Esperantina, Elizangela Amorim, relatou como está acontecendo a programação do 2º Festival do Peixe em Esperantina.
“Estamos hoje lançando o nosso 2º Festival. Esperantina está com uma expectativa bem grande por estar recebendo visitantes. Além disso, a gente está com esse trabalho voltado para os piscicultores pequenos e grandes que estão surgindo no mercado de toda região da cidade. Estamos organizando também o nosso momento cultural, onde nós temos várias bandas que estarão animando durante todas essas noites. Vamos ter também o culto ecumênico, que estará garantindo a religiosidade, pois em Esperantina isso é bem presente, e por fim temos também o momento de comercialização do próprio peixe, pois esse é o nosso foco maior”, declarou. O Sebrae é um dos parceiros do festival na cidade que tem como slogan “a terra do peixe é aqui!”.
O consultor Patrócollo Silveira, pontuou como é a organização do 2º Festival do Peixe em Esperantina, como também disse quais pontos que devem ser levados em conta para a cidade ter um alcance considerável durante os quatro dias que estará acontecendo o evento.
“Durante todo ano as pessoas que forem à Esperantina sabem que lá tem peixe para se comprar, lá tem alevinos para se vender, então o comércio, a interação dos produtores com outros produtores, as novas tecnologias com os vendedores e as empresas que participam do festival estão preparados para fazerem acontecer o evento. Na programação, nós temos duas competições muito importantes, que é o balanço de ouro, na categoria engorda e na categoria de produção de alevinos. E também a pega do peixe, que é outra parte do evento muito bonita de se ver”, finalizou.
ASCOM