O governador Wilson Martins disse na tarde da última sexta-feira (20), em entrevista à TV Cidade Verde, que o maior empecilho para atender ao reajuste salarial que os profissionais em educação do Estado exigem seria culpa do FUNDEB (O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).
“O fundo prejudica o Estado do Piauí. Se os professores me disserem de onde tiro o dinheiro, eu pago [o aumento reivindicado pela categoria]” afirma o Governador.
Wilson Martins explica que o recurso repassado pelo FUNDEB não é suficiente para atender a Educação do Piauí, e que o Governo do Estado aplica 450 milhões na pasta, valor superior ao oferecido pelo Governo Federal.
O governador enfatizou ainda que encaminhou à Assembleia projeto de Lei que concede aumento de 6% a 8% para todos os que já receberem o piso.
“Nossa proposta é a que cabe no nosso limite. A verdade é que o Congresso Nacional criou uma cortesia com o chapéu alheio”, afirma Wilson.
O governador se mostrou contrário à Lei aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) e que criou o piso nacional dos professores.
Fonte: Portal Az