Através de nota oficial, o governador Wellington Dias confirmou, na noite desta terça-feira (21), que acatou o pedido de afastamento da diretora-presidente da EMGERPI, Lucile Moura.
De acordo com a Coordenadoria de Comunicação do Estado (Ccom), a gestora encaminhou ontem (20) uma carta ao governador explicando que a preparação da sua defesa contra a série de denúncias feitas formuladas por Jaylles José, ex-servidor da Emgerpi, ” demandarão um tempo incompatível ao gerenciamento multifuncional daquele órgão [a Emgerpi]”.
Porém, fontes do Portal AZ afirmam que o afastamento de Lucile foi decidido ainda no domingo (19), durante reunião da cúpula do governo na residência oficial do governador. E a intenção em tirá-la do cargo seria frear a onda de denúncias contra ela e contra o Governo do Estado.
No documento enviado ao governador, a ex-gestora reafirma, segundo a Ccom, que as acusações de corrupção são infundadas, entretanto, “acha sensato que as investigações transcorram sem que ela esteja no comando da Emgerpi”. Lucile sairá de férias trabalhistas e, ao final desse período, entra em afastamento pelo tempo necessário.
O substituto dela, conforme o Portal AZ adiantou na manhã de hoje, será Raimundo Nonato Trigo (camisa branca curta a direita). Ele assumirá a diretoria financeira da Emgerpi enquanto durarem as férias de Lucile. Ao final desse período, será empossado como diretor-presidente do órgão. O novo gestor inicia suas atividades na próxima segunda-feira (27).
Mesmo enfrentando uma série de acusações – que envolvem desde saques ilegais à fraude de documentos e licitações – Lucile Moura foi convidada pelo próprio governador Wellington Dias a permanecer na sua equipe de governo. Se aceitar, ela participará da efetivação do Programa de Metas, vinculado à Secretaria de Planejamento do Piauí.
Raimundo Nonato Trigo é ex-chefe de gabinete da Secretaria da Fazenda e comandava, atualmente, a diretoria financeira da Agespisa.
Leia a nota na íntegra:
O governador Wellington Dias confirma ter acatado pedido de afastamento da servidora Lucile Moura da função de diretora presidente da Emgerpi. A carta foi encaminhada a ele na tarde desta segunda-feira, 20, destacando que as denúncias formuladas demandarão um tempo incompatível ao gerenciamento multifuncional daquele órgão que, dentre algumas de suas várias atribuições, estão o saneamento financeiro das empresas estaduais extintas e a realização de centenas de obras de grande importância para o desenvolvimento do Piauí.
Na correspondência, Lucile Moura afirma que as acusações são infundadas, entretanto, acha sensato que as investigações transcorram sem que ela esteja no comando da Emgerpi. Em um primeiro momento, a servidora vai fazer uso das férias trabalhistas a que tem direito e, em seguida, entra em afastamento pelo tempo necessário. Tendo aceito o pedido de afastamento, o governador Wellington Dias já indicou o diretor da Agespisa, Raimundo Nonato Trigo, para assumir a diretoria financeira da Emgerpi e, ao término do período ferial de Lucile Moura, ele será empossado como diretor presidente do órgão. A partir da próxima segunda-feira, 27, Raimundo Nonato Trigo já estará em atividade e os procedimentos para sua efetivação estão sendo providenciados pelo vice-governador, Wilson Martins e pelo secretário de governo, Kleber Eulálio.
O governador Wellington Dias fez questão de afirmar que seu governo nunca se pautou no denuncismo exacerbado e de cunho político eleitoreiro que, nos últimos dias, tem tido notável utilização. Contudo, o governador declara que é defensor da ampla apuração de todos os fatos denunciados, prezando sempre pela lisura e transparência da administração pública.
“A Dra. Lucile Moura continua desfrutando da minha inarredável confiança em sua competência e capacidade técnica. Já a convidei, inclusive, para permanecer na equipe de governo, ajudando-me no Programa de Metas, vinculado à Secretaria de Planejamento, que, até o final deste mandato estará em pleno funcionamento. Estarei dando completo apoio ao curso das investigações, confiando na Dra. Lucile Moura e, como sempre, confiante que a verdade sempre triunfa”, declarou o governador, fazendo menção a vários episódios onde seus adversários tentaram, em vão, macular a imagem de sua administração.
Fonte: PortalAZ