O coronel Gerardo Rebelo tomou posse na manhã desta segunda-feira (09) como comandante-geral da Polícia Militar do Piauí. A cerimônia acontece neste momento no Quartel do Comando Geral (QCG) e está sendo bastante prestigiada. Rebelo assume a vaga deixada pelo coronel Rubens Pereira.
Após o discurso de despedida do coronel Rubens Pereira, que entrega o cargo, Wilson Martins declarou que o ex-comandante irá para o Gabinete Militar no Palácio de Karnak.
“Foi com uma dor no coração que ouvi o coronel Rubens falar ‘ato de exoneração’ (durante a cerimônia), mas quero dizer que ele está se afastando de uma missão para cumprir outra. Após as férias rápidas, ele fará parte de um grupo de elite que trabalhará projetos a curto, médio e longo prazos para a Segurança do Piauí. Está se afastando de uma missão mas terá outra também importante”, declarou o governador.
Wilson Martins diz que também pretende priorizar o serviço de inteligência da Polícia Militar.
A mudança foi uma determinação do governador do Estado, Wilson Martins, que está no local acompanhado pelo secretário de Governo, Wilson Brandão, e pelo secretário de segurança, Robert Rios.
Gerardo Rebelo era diretor do Hospital da Polícia Militar (HPM). O novo comandante promete dar continuidade aos trabalhos de policiamento ostensivo e expandir a implantação do Ronda Cidadão e do Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial) para o interior do Piauí.
“O Rone será elevado de companhia a batalhão e portanto terá mais abrangência. Vamos implantá-lo também no interior”, prometeu Rebelo, em entrevista ao vivo para o Notícia da Manhã de hoje.
O coronel acrescentou que aposta na formação de policiais mais “adestrados” e “inteligentes” e afirmou que o governador o deixou “à vontade” para tomar decisões.
Em seu discurso de despedida, o coronel Rubens Pereira agradeceu o apoio que recebeu durante o tempo que ficou à frente da PM-PI e anunciou que irá tirar férias, após 28 anos de trabalho. “Fiz a travessia, cumpri o meu dever. Valeu a pena. Muito obrigado”, declarou.
Após a cerimônia, o governador Wilson Martins afirmou que o coronel Rubens Pereira é o primeiro de vários gestores que serão chamados para formar um grupo de elite a ser responsável para pensar o Piauí para os próximos 20 anos.
“A saída de Rubens não foi de supetão. O homem público é assim mesmo. Quando eu cumprir meu mandato também sairei. Na verdade, ele foi promovido a participar de um grupo importante ligado diretamente ao gabinete do Governo, por conta de sua competência e qualidade. Outros gestores também serão chamados a fazer parte”, informou.
Uma reunião no Comando Geral será realizada a partir de agora com todos os comandantes de unidades do Piauí. Um dos encaminhamentos é a nova estrutura que o Rone vai ter, saindo da condição de companhia e ganhando status de batalhão.
Segundo apurou o Cidadeverde.com, o batalhão será composto de três companhias, todas com sede em Teresina, mas com abrangência também para o interior do Estado. Atualmente, o Rone possui cerca de 200 policiais militares e para a mudança serão necessários no mínimo mais 100 PMs.
De onde esse efetivo vai ser deslocado é outro ponto a ser discutido na reunião de hoje. A expectativa é de que sejam chamados os 165 classificados do último concurso da Polícia Militar para compor o efetivo.
Os comandantes e sub comandantes das unidades estão ansiosos para saber se continuarão em suas funções ou serão remanejados.
Fonte: Cidade Verde