Geração de empregos no Piauí cresceu 5,5% no primeiro semestre
Foram criados 6.106 empregos com carteira assinada no primeiro semestre deste ano no Piauí. O número representa um aumento de 5,5% frente ao mesmo período do ano passado, quando foram abertas 5.770 novas vagas.
As informações são do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que divulgou nesta segunda-feira (23) os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Trata-se, também, do quarto melhor resultado para o período desde 2003, primeiro ano da contagem histórica feita pelo Caged. Em 2010, foi quando o mercado de trabalho piauiense alcançou o maior índice: 13.236 vagas. Esses números do acumulado deste ano, e de igual período de 2011, foram ajustados para incorporar as informações enviadas pelas empresas fora do prazo (até o mês de maio). Os dados de junho ainda são considerados sem ajuste.
Somente no mês passado, ainda segundo dados oficiais do MTE, foram abertas 1.588 novas vagas com carteira assinada, o que representa o melhor resultado do ano no Estado. Na comparação com maio deste ano, o resultado foi ainda melhor, tendo em vista que naquele mês o mercado piauiense de empregos registrou queda de uma vaga, ou seja, saldo negativo na relação de contratações e desligamentos.
Com relação aos setores, somente a administração pública acumula saldo negativo na geração de empregos formais no mercado piauiense, neste primeiro semestre. Construção Civil e Serviços foram os setores que mais geraram novas vagas nos seis primeiros meses do ano no Estado, com 1.836 e 1.598 empregos com carteira assinada, respectivamente. Nos últimos 12 meses, os dados mostram crescimento de 4,31% no nível de emprego, ou 10.667 novos postos de trabalho.
Distribuição geográfica dos empregos
No país todo foram mais de 1 milhão de empregos criados no primeiro semestre, tendo o Sudeste, com 619.950 postos formais abertos nos seis primeiros meses de 2012, como o líder por região. Em segundo lugar, aparece a região Sul, com a abertura de 203.253 vagas com carteira. A região Centro-Oeste, por sua vez, abriu 152.403 postos de trabalho. Já as regiões Norte e Nordeste criaram, respectivamente, 44.565 empregos e 27.743 postos formais no primeiro semestre deste ano.
Fonte: Portal Az
]]>