FUNDAC realizará Seminário para discutir os patrimônios
Em defesa do Patrimônio Arquitetônico do Estado, a Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC, através de sua Presidente, Sônia Maria Dias Mendes, a popular Sônia Terra, promoverá, em Novembro, o Seminário Cidade, Memória e Bens Patrimoniais.
O objetivo do seminário é discutir os patrimônios materiais dos municípios que estão sendo destruídos ou demolidos no Estado, principalmente no centro de Teresina para dar espaço para estacionamentos privados.
A iniciativa da FUNDAC em realizar o evento surgiu a partir da lamentável ação que vem sendo feita e que pode apagar a memória histórica de Teresina contada através de sua arquitetura, visto que a história da capital está exatamente no centro comercial, onde os estacionamentos estão tomando conta.
O evento contará com a presença de representantes do Ministério da Cultura, e será destinado aos Secretários Municipais, autoridades ligadas ao setor e ainda a sociedade, além disso, será uma oportunidade de revitalizar as políticas de patrimônio realizado pela FUNDAC.
A intenção é que a partir do Seminário se crie um Fórum permanente para debater as questões patrimoniais de forma a sensibilizar a comunidade na valorização dos bens materiais, como também, ser um meio de cobrar que as autoridades passem a ser mais atuantes na fiscalização e proteção do patrimônio histórico e cultural de todo o Estado e garantir a identidade da população piauiense.