Arte e CulturaGeralSociedade

FUNDAC realiza VIII Seminário Tradições Brasileiras na UFPI

SEMINÁRIO UFPIA abertura do Seminário Tradições Brasileiras na Universidade Federal do Piauí aconteceu no ultimo dia (21), no Centro Tecnológico da instituição com a presença do secretário da diversidade e identidade cultural do Ministério da Cultura, Américo Córdula, que expôs uma mesa redonda sobre Políticas Públicas para a Cultura Popular e Empoderamento dos Grupos Tradicionais. O seminário está na sua oitava edição e tem como tema “História, Memória e Folguedos”. O seminário Tradições Brasileiras faz parte da programação do Encontro Nacional de Folguedos do Piauí que acontece até o dia 27 de junho na Vila Olímpica do Albertão.

SEMINÁRIO UFPI Na solenidade de abertura do seminário os presentes puderam prestigiar a apresentação do reisado de Nazaré onde o mestre do reisado, Mestre Domingos foi condecorado e recebeu uma faixa colorida ornamentada com enfeites que simbolizam os presentes dos três reis magos, e com a Estrela Guia, ambos os coroamentos simbólicos concedidos pela Federação de reisado do Rio de Janeiro, através de Affonso Furtado, membro do Conselho de Cultura do Rio de Janeiro e também pesquisador do Reisado. Mestre Domingos é a segunda pessoa no Brasil a receber a faixa e a estrela, sendo que o primeiro foi o mestre Severo do Reisado do Piauí.

SEMINARIO UFPI Durante a palestra sobre políticas públicas para a cultura popular e o empoderamento dos grupos tradicionais o secretário da identidade e da diversidade cultural, Américo Córdula, falou um pouco sobre o reisado e sobre a necessidade de manter viva a cultura popular. “É preciso que haja um fortalecimento da nossa cultura popular, o povo precisa conhecer mais. Ninguém ama o que não conhece. Por isso estamos com um projeto ainda piloto em Brasília de fazer um processo de inclusão dos mestres da cultura popular nas universidades, para junto com os mestres da academia construírem cursos de extensão, onde os mestres darão aula”

Américo Córdula também falou sobre novas táticas de revitalização da cultura popular. “Os jovens estão tendo valores trocados por conta da cultura de massa, da indústria cultural, mas nós não somos contra tudo isso, queremos que haja um equilíbrio”. Para isso estamos com projetos de jogos eletrônicos, por exemplo, com temática popular brasileira. Jogos sobre a capoeira, sobre os nossos mitos, enfim, sobre a cultura popular brasileira.

Sonia TerraA presidente da Fundação Cultural do Piauí, Sônia Terra, descreveu sobre a importância dos seminários dentro da programação do Encontro Nacional de Folguedos, ressaltando que a Fundac não está levando cultura para as universidades, pois a cultura existe em todo lugar, mas sim, discutindo a cultura, incentivando a mudança de um olhar que consiga trabalhar com toda a diversidade cultural. “O Folguedos vai além dos dez dias de festa. Nós entendemos o evento como um momento de fortalecimento da nossa identidade piauiense e o seminário é um momento de discutir e fomentar a pesquisa, abrindo espaço para que os mestres da academia interajam com os mestres da cultura popular”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo