FUNDAC inaugura novo Sistema de Convênios do Piauí
A FUNDAC juntamente com a Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí – SEPLAN e a Controladoria Geral do Estado (CGE) estão promovendo, de 01 até 04 de setembro, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) treinamento sobre o novo Sistema de Convênios a ser implantado de forma piloto, através dos 80 projetos de Pontos de Cultura aprovados em 2008 pela FUNDAC.
O SISCON, que é o mesmo que Sistema de Gestão de Convênios, já é uma realidade no Estado do Mato Grosso, tendo trazido comprovados benefícios para os conveniados e para o próprio Estado. Segundo Paulo Fernandes Rodrigues, criador do sistema a ser adotado agora no Piauí e gestor governamental no Mato Grosso, entre as inúmeras vantagens da implantação SISCON, uma das mais importantes é a transparência na aplicação, transferência e gestão dos recursos públicos por meio desse sistema que disponibilizará aos parceiros conveniados um ambiente online onde será possível acesso irrestrito às ações desenvolvidas em cada pólo do processo, ou seja, tanto a entidade quanto o Estado poderão fazer ao mesmo tempo: a gestão, fiscalização e acompanhamento dos quais participam.
Segundo Jairo Araújo, assessor técnico da FUNDAC e coordenador do Programa Mais Cultural no Piauí, “a adoção do Sistema de Convênios traz todas as vantagens, por isso a importância do treinamento realizado nestes 4 dias. Jairo Araújo destaca ainda o pioneirismo da Fundação Cultural por ser a primeira das secretarias do Estado a incorporar essa ferramenta no processo de assinatura e gestão de convênios. “Só temos a ganhar com o SISCON. A partir desse treinamento a FUNDAC pretende assinar os convênios o mais rápido possível, pois estamos orientando duas turmas de 40 pessoas que representam cada uma os 80 projetos dos Pontos de Cultura aprovados.”, ressalta.
Nestes dois primeiros dias de treinamento estão sendo contemplados 40 projetos dos municípios de Luiz Correia, Ilha Grande, Barras, Batalha, Esperantina, Luzilândia, Porto, Piripiri, Piracuruca, São João da Fronteira, Boa Hora, Campo Maior, Alto Longa, Miguel Alves, Altos, José de Freitas, Teresina, Beneditinos, Curralinhos, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Amarante, Jardim do Mulato, Regeneração, Santa Cruz dos Milagres, Barra D’Alcântara, Elesbão Veloso, Lagoa do Sítio, Pimenteiras, Valença do Piauí, Várzea Grande, São Raimundo Nonato e São Julião. Nestas quinta e sexta-feira, dias 3 e 4 de setembro, estarão participando do treinamento as outras 40 entidades que tiveram pontos de cultura aprovados pelo Edital Rede de Pontos de Cultural do Piauí – 2008 que fora viabilizado através de parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Cultural (MinC) com o apoio do Ministério das Comunicações.
Ao final do treinamento, com os dados de cada entidade cadastrados no SISCON, a FUNDAC, em co-gestão com o MinC, pretende começar o processo de liberação dos R$ 180 mil reias destinados a cada um dos 80 projetos selecionados para instalação de Pontos de Cultural no Piauí.