Arte e CulturaGeral

FUNDAC e BNB se reúnem para últimos acertos sobre lançamento do projeto de Centro Cultural em Teresina

Reunião no BNB - FUNDACNa manhã da última quinta-feira (14), a presidente da Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC), Sônia Terra, juntamente com assessores da fundação, representantes do Patrimônio da União e do Banco do Nordeste, estiveram reunidos na sede do BNB, em Teresina, para os últimos acertos sobre a festa de lançamento do projeto do Centro Cultural BNB que vai acontecer no próximo dia 18, segunda-feira, às 17horas, no Palácio de Karnak.

Segundo a presidente da FUNDAC, Sônia Terra, a vinda do Centro Cultural do BNB para a capital é uma vitória de várias frentes. “O Governo do Estado está engajado, desde 2004, numa articulação política para trazer esse centro para Teresina. É uma alegria ver que isso está se concretizando. Mas não é só a capital que ganha com essa instalação, o estado também sentirá os benefícios pois será mais um espaço de produção e divulgação da cultura piauiense”, afirmou Sônia Terra.

Na reunião, estavam presentes também o titular de Gestão da Cultura do BNB, Henilton Menezes, o assessor da presidência do BNB, João Batista Barros, a gerente executiva em exercício do BNB, Conceição Amorim, Anna Mary de Carvalho, representante da Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Piauí, além do Diretor de Ação Cultural da FUNDAC, Chagas Vale e os coordenadores de Artes e Música da fundação, Flanklin Pires e Alexarndre Naka, respectivamente.

Dentre os assuntos discutidos na reunião, o foco esteve na programação cultural do lançamento do projeto quando vários artistas e grupos do Piauí vão se apresentar como parte do ato de celebração da assinatura do contrato de cessão de uso do imóvel que sediará o Centro Cultural do BNB, localizado na Praça João Luiz Ferreria (antigo prédio do INSS).

Programação e ato festivo

A programação do evento inclui, além da solenidade de assinatura do contrato, pela superintendente do Patrimônio da União no Estado do Piauí, Ana Célia Coelho Veras, e pelo presidente do BNB, Roberto Smith, palestras sobre o novo espaço e ato festivo com artistas locais. José Capelo Filho, arquiteto responsável pelo projeto de adaptação do prédio, apresentará maquete eletrônica com detalhes sobre a nova estrutura, enquanto Henilton Menezes abordará os conceitos que norteiam os centros culturais do BNB, cujas principais características são a formação de plateias e desenvolvimento profissional da classe artística.

Após as palestras, um cortejo formado por autoridades e artistas se dirigirá à sede do prédio na Rua David Caldas e em seguida para a Praça Pedro II, onde será montado palco para apresentação de artistas locais. Estão previstas exibições de tradicionais grupos folclóricos, como o Calunga – de teatro de bonecos -, os afros Ijexá, Coisa de Nêgo e Maravi, além de performances circenses e show com cantores locais. A ideia é que os artistas saúdem o projeto do novo centro, que promete transformar Teresina em um palco de manifestações artísticas, valorizando a cultura local, e integrando-a a expressões culturais de outras origens e inserindo a cidade no circuito dos Centros Culturais do Banco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo