FUNDAC define sua programação no desfile do 7 de setembro
Para comemorar a Independência do Brasil, a Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC irá participar mais uma vez do desfile cívico do 7 de Setembro, na próxima segunda-feira, a partir das 7:00 horas, na Avenida Frei Serafim, organizado pelo Gabinete Militar da Governadoria do Estado.
Envolvendo as manifestações culturais do Piauí nas comemorações, a FUNDAC se apresentará com cerca de 450 pessoas no primeiro, dos seis pelotões que passarão pela principal avenida da capital piauiense.
A Escola de Dança do Estado – Lenir Argento será a primeira representante da cultura no desfile com o espetáculo La Bayadère, que tem coreografia original de Marius Petipá e música de Ludwig Minkus e conta uma história de amor que se passa na Índia, envolvendo Nikiya, uma bailadeira do templo Hindu e Solor, um jovem guerreiro. Em seguida, a Escola de Música de Teresina fará sua apresentação que envolve mais 100 pessoas entre professores e alunos, sob o comando do maestro Aurélio Melo.
Encerrando a participação da FUNDAC, desfilará a Oficina Permanente de Teatro Procópio Ferreira, que tem como objetivo oferecer condições para que atores/estudantes desenvolvam uma atividade artística cultural e interajam diretamente como produção artística do Estado.
Os alunos da oficina, dirigidos por Luciano Brandão, irão encenar um espetáculo sobre a Batalha do Jenipapo, que foi de fundamental importância para a consolidação do território nacional e se tornou a representação maior da importância do Piauí para a Independência do Brasil.