Frente Parlamentar vai discutir tratamento a dependentes
Foi realizada na manhã de ontem, 18, a primeira reunião da Frente Parlamentar de Políticas Públicas Sobre Drogas, da Assembléia Legislativa. O grupo composto por 11 deputados irá chamar setores da sociedade, entidades técnicas e poderes públicos para discutir a questão das drogas no Piauí, desde a repressão ao tráfico, à prevenção e o tratamento dos dependentes. O objetivo é encontrar a encaminhar soluções para cada uma destas áreas.
Na primeira reunião foi definida a executiva da Frente, que terá a deputada Rejane Dias como presidente e Margareth Coelho como vice-presidente. O primeiro secretário é o deputado Flávio Nogueira Filho e, a segunda secretária, Juliana Falcão.
Também foi definido um calendário de ações da Frente, que é composto por Fóruns de Debates mensais sobre vários temas que envolvem a problemática das drogas. Em novembro será elaborado um relatório com um diagnóstico e diretrizes a serem tomadas pelos deputados para auxiliar os poderes executivos, judiciário e a sociedade a cumprirem suas funções no combate ao avanço das drogas.
O primeiro acontece no dia 28 de abril, com a temática: Política de Tratamento aos Dependentes Químicos no Estado do Piauí nas Áreas Pública e Privada. Serão chamados representantes das comunidades e centros de tratamentos, técnicos da área de saúde e membros do executivo e judiciário para discutirem a criminalização e tratamento aos dependentes. “Paralelamente, nós vamos fazer um levantamento das leis que possam ajudar o judiciário e o executivo a executar melhor a atarefa de combater as drogas e tratar os dependentes. Temos a prerrogativa de fiscalizar e legislar e, desta forma, esta é uma das formas de contribuirmos com esta luta”, declarou Rejane Dias. A deputada Margareth defendeu celeridade na execução do cronograma. “A cada dia são mais e mais jovens se tornando uma nova vítima. Precisamos iniciar os trabalhos o mais rápido possível”, completou. INFOGRÁFICO FRENTE PARLAMENTAR DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS A metodologia de trabalho da Frente terá como foco a realização dos “Fóruns de Debates sobre as Drogas”, em cada um dos eixos temáticos que envolvem problema. Os Fóruns de debates acontecerão na sede da Assembleia Legislativa do Estado e terão como objetivo principal discutir com a sociedade civil, organizações governamentais e não governamentais a execução da política sobre as drogas no Estado. Serão sete os primeiros fóruns de debate: FÓRUM DE DEBATE MÊS A política de tratamento aos dependentes químicos no Estado do Piauí nas áreas públicas e privadas. Abril A reinserção social dos dependentes químicos e usuários de drogas no Estado do Piauí. Maio Prevenção às drogas e as ações de conscientização Junho O crack e os desafios do Estado para combatê-lo. Agosto As drogas lícitas como porta de entrada para as demais drogas Setembro A rede de qualificação e os profissionais que atuam no sistema de políticas sobre drogas Outubro Relatório Final e Conclusão dos Trabalhos da Frente Parlamentar em 2011 Novembro]]>