O deputado estadual Firmino Paulo (PSDB) diz que a proposta do Secretário Estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, em criar um plano estadual de segurança pública se faz tardio e eleitoreiro, pois lembra que convocou em março de 2015, audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), onde foi apresentada proposta no combate à criminalidade, e contou com a presença do próprio secretário que já intentava um plano de segurança àquela época.
“Desde o início do meu mandato venho em defesa de um plano de segurança, destinando emendas. O secretário agora anda pelo interior do estado em caravana, em ritmo de campanha pela reeleição à Câmara Federal em dobradinha com outro, pré-candidato a deputado estadual, vendendo um plano que não sai do papel. Estejam certos de que nada acontecerá”, disse Firmino Paulo.
Firmino Paulo também relembrou o anúncio do secretário Fabio Abreu, em outra audiência pública na Alepi, de contratação de uma empresa terceirizada para tocar o plano de segurança. Fato que nunca ocorreu. “Onde está essa empresa? É o que nós nos perguntamos depois de dois anos e às vésperas de um pleno pleito eleitoral”.
Como presidente da Comissão de Segurança Pública, o deputado estadual Firmino Paulo convocou a primeira audiência a 23 de março de 2015, no Plenarinho da Assembleia Legislativa para discutir o aumento da criminalidade especialmente na região da Grande Teresina, elencado entre outros fatos o crescimento dos assaltos a mão armada, invasões domiciliares, assalto a bancos, correios e loterias, e sequestros relâmpagos.
“Convocamos à época associações, sindicatos e todas as instituições da área da Segurança Pública para decidir ações efetivas que surtissem efeitos para Segurança Pública. O secretário falava de estudo científico e discussão com órgãos de segurança”, recorda.
Estiveram na audiência pública, além do Secretário Estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, membros do comando da Polícia Militar do Estado, do Ministério Público do Estado e do Tribunal de Justiça do Piauí.
Ascom Parlamentar –