EducaçãoGeral

Fernando Haddad e Wilson Martins inauguram escola modelo em Cocal dos Alves

Wilson e HaddadO ministro da Educação, Fernando Haddad, e o governador Wilson Martins, inauguraram na tarde desta quarta-feira (09) a escola modelo Unidade Escolar Augustinho Brandão em Cocal dos Alves (262 km de Teresina).Cocal dos Alves é  uma cidade que virou referência no ensino da matemática porque os seus alunos conquistaram 56 medalhas, sendo oito de ouro e 121 premiações, incluindo as menções honrosas nas Olimpíadas Nacional de Matemática das Escolas Públicas.Escola

A diretora da Unidade Escolar de Ensino Médio Augustinho Brandão, Wuerly Vieira de Brito, afirmou que a escola já existia, mas ganhou novo prédio dentro do modelo do MEC (Ministério da Educação) com laboratórios de informática, de ciência e de matemática.

“Muda muito a escola em relação à anterior. Foi uma mudança radical. O nosso time agora está fortalecido, o apoio é maior, temos laboratórios de matemática e de ciências. A nossa expectativa é a de que possamos usar melhor os nossos instrumentos. Queremos os avançar ainda mais e queremos agora envolver todos os alunos nas competições e no processo de ingresso nas universidades”, declarou o professor de Matemática Antônio Cardoso do Amaral, escolhido como o Homem do Ano pela revista “Alfa” por coordenar os estudantes que ganharam medalhas nas Olimpíadas de Matemática.

ComputadoresO colégio possui 148 alunos. No ano passado, dos 19 estudantes inscritos nos vestibulares da Universidade Federal do Piauí e da Uespi (Universidade Estadual do Piauí) todos passaram. Três egressos da escola estão cursando mestrado, dois em Matemática e um em Estatística.

Ex-aluno do Augustinho Brandão, Romário Vieira de Brito, de 20 anos, estuda o terceiro ano do curso de Letras na UESPI, tem uma bolsa de R$ 100 mensais para cuidar dos computadores da escola e trabalha em uma lan house.

“A matemática me deu habilidades para trabalhar melhor com informática”, declarou Romário Vieira, que quer fazer o curso de Computação após concluir o de Letras.

Prestes a fazer o vestibular para Engenharia Civil na UESPI , o estudante do terceiro ano do ensino médio da Unidade Escolar Augustinho Brandão João Francisco da Rocha Filho, de 17 anos, obteve 106 pontos no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) e quer fazer Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Piauí.

Para chegar no colégio no centro de Cocal dos Alves, João Francisco da Rocha Filho caminha todos os dias dois quilômetros e meio às 11h sob o sol quente e pisando em areia quente para sair da localidade rural Cavalhadas para chegar na pista da estrada por onde passa uma van do transporte escolar.

“Eu saio de casa às 11h para pegar um sol menos forte e fico esperando mais de uma hora a passagem da van que me leva à escola. Faço isso porque quero ser engenheiro e me formar, conseguir um emprego e poder ajudar meus pais que nunca tiveram essa oportunidade. São agricultores que não concluíram o ensino fundamental”, declarou Francisco da Rocha Filho.

A escola tem uma área edificada de aproximadamente 854 metros quadrados.

A unidade é composta por bloco administrativo (diretoria, secretaria, sala de professores, almoxarifado e sanitários), bloco de serviços (cozinha, despensa, área de serviços e vestiários e sanitários para alunos), bloco pedagógico (quatro salas de aula, sala de leitura e sala de informática), pátio central coberto, circulação e passarelas de ligação.

A cidade de Cocal dos Alves ficou conhecida nacionalmente na área da educação devido ao grande número de alunos medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, onde quatro alunos conseguiram a medalha de ouro na competição.

Por Efrém Ribeiro

]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo