Geral

Experiência piauiense é debatida em Fórum da América Latina

Antônio José MedeirosOs avanços e dificuldades da educação piauiense nos últimos oito anos foram debatidos pelo deputado federal e ex-secretário de educação Antônio José Medeiros durante o Fórum de Políticas Públicas na América Latina, que está sendo realizado esta semana em Brasília. Além dele, participaram da mesa os ex-ministros da educação do México, Jose Angel Pescador, e do Chile, Ernesto Schiefelbein.

Medeiros fez um balanço de sua atuação frente à Secretaria de Educação do Piauí, com o desafio principal de levar uma educação pública de qualidade a todos os estudantes a partir de um Estado com um sistema educacional incipiente, defasado e excludente. Desta forma, uma das prioridades iniciais foi garantir o ensino médio em todos os municípios e, paralelamente, investir na estrutura e qualidade de ensino.

“Construímos escolas mais modernas e levamos computadores e internet à grande maioria. Nossa determinação era melhorar o atendimento e a qualidade no ensino. Fizemos um grande esforço para melhorar a estrutura e garantir que a educação chegasse a todos os estudantes. Agora vamos ampliar a quantidade de escolas de tempo integral, o que vai proporcionar um enorme avanço no ensino e aprendizado”, comentou Medeiros.

Entre as dificuldades para cumprimento de suas metas estiveram a necessidade de reverter uma grave situação estrutural, interferências políticas, a cultura de parte do funcionalismo e a relação com os docentes. Apesar dos professores conseguirem implantar o plano de carreira e ter praticamente equiparado seus vencimentos aos dos professores da rede municipal, a categoria manteve uma relação conflituosa com o ex-secretário durante sua gestão.

Mas, para Medeiros, os oito anos de gestão petista na educação do Estado obtiveram saldo bastante positivo, a contar pela organização, cumprimento de várias metas e preparação do Estado para novos desafios, como a universalização das escolas de tempo integral. Apesar do Ideb (índice que mede a qualidade no ensino básico) apontar a educação do Estado ainda na última colocação do país, outros indicadores mostraram resultados altamente positivos.

No Enem (Exame do Ensino Médio) o Piauí está à frente de sete Estados na nota geral. O Piauí também foi o Estado que mais avançou em educação especial, mais ampliou o ensino técnico, a informatização das escolas e é, proporcionalmente, o que tem mais alunos em idade escolar matriculados. “Por tudo isso, conseguimos avançar bastante com a educação em nosso Estado. Mas ainda há muitas barreiras para chegarmos a um nível de qualidade mais elevado e uniforme. O Estado precisa ser firme neste sentido”.

Colaboração: Mateus Noronha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo