Cerca de sete presidiários de alta periculosidade que se encontram presos em uma das celas da Penitenciaria Regional Luis Gonzaga Rebelo da cidade de Esperantina, foram pegos de surpresa na manhã de hoje (12/12), quando os mesmos, se encontravam tentando empreender fuga através de um buraco feito dentro da própria cela.
De acordo com o capitão QOPM, Costa Neto, que dirige o presídio atualmente, a fuga dos presidiários, só foi abortada devido ao trabalho de rotina dos Agentes penitenciários, que por volta das 07:00 horas da manhã de hoje, descobriram o buraco feito no interior da cela do Pavilhão C.
Costa Neto explicou para a nossa equipe de reportagem do jornalesp.com que no dia anterior foi feita uma vistoria geral no presidio e o mesmo acredita que o buraco da cela C, foi cavado durante a noite passada.
Segundo o diretor, a fuga só foi inteceptada em função de que os Agentes carcerários perceberam uma movimentação estranha dos presidiários.
“Quando os Agentes juntamente com os Policiais de plantão entraram na cela suspeita detectaram que já tinha dois detentos no interior do buraco. Acredito que a fuga de todos eles aconteceria durante a madrugada de hoje”, declarou o capitão.
O Diretor informou ainda que vai solicitar do Juiz de Direito da comarca de Esperantina, Dr. Ulisses Gonçalves da Silva Neto a transferência imediata de todos os sete presos para o sistema penitenciário da Casa de Custódia em Teresina.
Costa Neto declarou ainda que logo depois da descoberta da tentativa de fuga, foi realizado uma varredura completa em todo o presidio.
É do conhecimento de algumas pessoas que os presos têm apoio de gente que presta serviço na penitenciária, é melhor investigar direito.