Exclusivo: Enchente aumenta a cada instante e centenas de famílias estão desabrigadas
O Rio Longá que a cada momento vem subindo de forma rápida e preocupante já registra centenas de famílias desabrigadas e alagadas na cidade de Esperantina.
As avenidas Juarez Távora e Bernardo Bezerra estão completamente inundadas e impossibilitadas de trafego.
Vale ressaltar que algumas dessas Avenidas as pessoas só conseguem passar através dos serviços de canoas ou barcos do Corpo de Bombeiro, além de que Bairros inteiros se encontram isolados neste instante na cidade.
A Prefeitura Municipal, através da Comissão de Defesa Civil do Município já disponibilizou inúmeros caminhões para o resgate e transporte das famílias que se encontram alagadas nesse momento.
Um outro detalhe preocupante é que chove de forma bastante intensa na cidade neste exato momento e tudo dificulta até mesmo o resgate das famílias alagadas.
O que antes servia de abrigo para dezenas de pessoas agora já foi atingido pela cheia a exemplo do Ginásio Poliesportivo do Município que já se encontra nesse momento invadido pela força da água.
De acordo com informações de órgãos ligados aos serviços de meteorologia do estado as previsões é que o Rio Longá vai receber mais águas nas próximas horas o que representa que o maior número de famílias desabrigadas vai aumentar no município.
Confira as imagens das enchentes feitas por nossa equipe de reportagem por volta das 16:00 horas deste sábado (02) na cidade de Esperantina.
[nggallery id=129]
Essa imagem da ponte me deixou impresionada, as árvores todas submersa, é a situação não é nada boa, fiquei agoniada com essas imagens.Imagino como está sendo difícil e assustador, só Deus pra ter compaixão do povo dessa boa cidade!
Uma pessoa me falou, antes da enchente, que a santa colocada na beira do rio era pra ajudar a não acontecer uma enchente como a do ano passado, mas parece que a santa não está fazendo o papel dela, coitada!!! até ela mesma pode ser carregada pelas aguas se fosse mais perto do rio.
Impressionante!!!
Entretanto, esta situação não é surpresa alguma!
Retirar famílias, oferecer alimentos, abrigos temporários são paliativos… Eu realmente quero acreditar que quando as águas baixarem e a vida em Esperantina voltar ao normal, as autoridades tomarão medidas preventivas de médio e longo prazo… Mesmo que estas diminuam sua popularidade… Será que ninguém ainda pensou em remover definitivamente as famílias de certas zonas críticas? Será que ninguém pensou em diques de contensão? Ou simplesmente em aprofundar o nível do Rio Longá, além claro de uma boa política de reflorestamento e conservação?
Realmente fico indignado com tudo isto… Apesar de estar em outro país, sempre volto a Esperantina e tento partilhar com meus conterrâneos um pouco do que aprendi e tenho… Onde estou sempre defendi minha terra, minha cultura, minha gente!
Perto desta situação, as discussões sobre asfalto parecem brincadeira, mas não são. São apenas a outra face da mesma moeda…
Torço e rezo para que estas situações se resolvam o mais prontamente possível!
Minha solidariedade!
É um fenomeno natural é hora de darmos as mãos e ajudar o nosso povo ,castrofofe da natureza não existe culpados mais neste momento agente sabe quem realmente e solidario com o nosso povo
Essa tragedia tinha previsão de acontecer novamente,infelismente niguem tomou as devidas providencias,quando estive em janeiro ai,avisei que a metereologia previa muita chuva e que as inudações seriam inevitavel,mas agora é hora do povo se unir e as autoridades ajudarem esse povo tão sofrido mas que tem um coração enorme, fico aqui preocupada e sofrendo pois minha mãe,Yolanda Pires e minha irmã,Francisca Maria estão alagadas e junto com centenas de outros….temos que fazer alguma coisa para que cenas como essas não se repitam mais!!!!!Ajudai-vos oh Pai…………….
É, realmente esse é um fenômeno da natureza, mas o homes já tem em suas mãos tecnologia suficiente para lidar com esse fenômenos, só está faltando muita força de fontade. Nós temos um prefeito que é amigo de W. Dias e Lula e nem promessa para reselver esse problema nós temos.
Estou aqui me referindo a esse amizade por que durante a campanha era só o que se ouvia falar, e agora essa amizade acabou? Ou essa história era só para enganar o povo de Esperantina?
Realmente e hora de todos dar as maos pra ajudar
as pessoas q estao precisando!
Pois e um momento critico da Cidade,e todos devem se unirem e ajudar.