GeralPolícia

Ex-Delegada de Esperantina comandará Delegacias metropolitana da grande Teresina

Dra. Georgiane KarineA Delegada Georgiane Karine, que sofreu uma tentativa de homicídio dentro da Delegacia de Esperantina no início do mês de julho, não é mais titular da 13ª Delegacia Regional de Esperantina. Após o ataque que sofreu, a Delegada licenciou-se e agora foi lotada no 15º DP (Alto Longá), mas como existe um grande déficit de delegados no Piauí, Georgiane Karine também será responsável pelas Delegacias de José de Freitas, Beneditinos e Novo Santo Antonio.

JacaréGeorgiane Karine estava fazendo a oitiva do cigano Aparecido Alves, o Jacaré, acusado de homicídio, e, mesmo algemado, o preso partiu para cima da delegada e tentou matá-la por estrangulamento. O próprio advogado do preso e um agente de polícia conseguiram evitar a morte da delegada.

Delegado Lucas CraveiroCom a saída de Georgiane Karine, a 13ª Delegacia Regional e a própria Delegacia local de Esperantina passaram a ser comandadas pelo Delegado Lucas Craveiro, que já é titular das Delegacias de Batalha, Morro do Chapéu, Campo Largo e Porto. Somando a população desses cinco municípios sob a responsabilidade deste Delegado, chega-se ao número de 88.740 pessoas.

A Delegada Georgiane Karine vai ficar responsável por quatro cidades da região metropolitana de Teresina que, somadas suas populações, totalizam 63.920 habitantes. Todos estes municípios possuem uma grande demanda de ocorrências, principalmente em razão da proximidade com a capital.

O Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Piauí (Sindepol), durante a paralisação realizada na semana passada, mostrou que todos os delegados do interior enfrentam esse problema de acumular Delegacias de várias cidades. O presidente do Sindepol, Sebastião Alencar, diz que não há possibilidade de se fazer um trabalho satisfatório dessa forma.

“Não se pode exigir de um Delegado que ele possa estar atendendo ao público de quatro, cinco e até dez cidades ao mesmo tempo. Muitos crimes deixam de ser investigados, principalmente porque os delegados trabalham praticamente sozinhos no interior. Eles não contam com agentes, escrivães e muito menos peritos”, reclama Sebastião Alencar.

Sebastião Alencar diz que os Delegados respondem por uma quantidade excessivamente alta de habitantes. Um dos exemplos mais absurdos lembrados pelo Delegado é o caso de um Delegado que tem a atribuição de responder pelas cidades de Fronteiras, São Julião, Alegrete, Pio IX, Alagoinhas, Marcolândia, Caldeirão Grande, Simões, Curral Novo e Caridade.

Veja outra matéria relacionada a esse assunto, abaixo:

Exclusivo: Cigano assassino tenta matar Delegada de Esperantina com algemas dentro da própria Delegacia

Por Arimatea Carvalho]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo