Esportes

Copa Norte de Futsal será realizada com novas regras

FutsalDe acordo com a coordenação da XI Copa Norte de Futsal, a competição que terá inicio na primeira semana de janeiro de 2011, com sede em várias cidades do estado,  será executada com as novas mudanças nas regras, conforme abaixo:

As regras oficiais do futsal foram revisadas, causando mudanças importantes na maneira como o esporte será praticado a partir de 2011. As três regras que sofrerão modificações serão: regra 7, que diz respeito a duração do jogo; regra 12, faltas e infrações e a regra 16, arremesso de meta.

Pelas alterações, na regra 7, um período de jogo, ou um tempo de partida, será assinalado pelo apito do árbitro, assim como ocorre no futebol de areia, sendo encerrado das seguintes formas:

1) Após um chute a gol atingir o seu destino;

2) Após uma cobrança de penalidade máxima;

3) Após um de tiro livre sem barreira ou de tiro livre direto.

Nas regras 12 e 16, as alterações afetam a atuação do goleiro em quadra. Anteriormente, ele podia jogar em uma posição avançada e tocar novamente na bola após ela cruzar a linha central. Isso não será mais possível.

Agora será marcado tiro livre indireto se, depois de dominar a bola, o goleiro voltar a tocar nela na metade da quadra de seu próprio time após um passe intencional de um companheiro de equipe sem que nenhum jogador adversário tenha tocado nela.

A falta será cobrada do local onde a infração tiver ocorrido. Se a bola tocar no adversário, o guarda-meta poderá receber a bola, novamente, na quadra de seu time. O goleiro só poderá controlar a bola uma vez na sua própria metade da quadra, por um período de no máximo quatro segundos.

Isso será fundamental para evitar táticas defensivas por meio das quais o “quinto jogador”, ou seja, o goleiro, ficava constantemente tocando a bola na sua própria metade da quadra. Agora, se uma equipe quiser jogar com um goleiro avançado para evitar perder uma partida, o goleiro precisará ultrapassar a linha central, onde ele poderá receber a bola quantas vezes achar necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo