Geral

Esperantinense cobra das autoridades melhorias no Abastecimento D´Água e outros tipos de Projetos para o municipio

Chico DocaComo esperantinense e funcionário da AGESPISA e conhecedor deste Sistema que foi projetado para abastecer a cidade até o ano de 2.000 e que à época já se encontrava defasado, devido o crescimento desordenado de nossas cidades e que até o momento praticamente não houve melhorias no referido Sistema, quero chamar a atenção das autoridades de Esperantina para o sério problema de Abastecimento D’Água do nosso município, que é o sexto maior do Estado.

Em 2.000, Esperantina, segundo o IBGE tinha cerca de 33.000 habitantes e hoje, são cerca de 40.000, 25.000 só na zona urbana. Com o crescimento da cidade e o surgimento de novos bairros e conjuntos e sem a ampliação da CAPTAÇÃO E DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO D’AGUA (ETA), o SISTEMA ATUAL que não atende a contento, imagine se ampliar para atender as áreas de expansão da cidade e os novos conjuntos que estão sendo construídos. Se não for feito uma melhoria no Sistema vai faltar água para muitos bairros da cidade e em especial os mais distantes e elevados como os do Morro da Chapadinha, Mão Santa, Morro da Onça, Novo Milênio, Palestina, Fazendinha, Cristo Redentor e o Povoado Bela Vista (CURVA), no município de Batalha que é atendido pelo nosso Sistema e que já apresenta sérios probelmas de Abastecimento.

Na semana passada, preocupado com a situação dos problemas de nosso município, passei um E-mail, abaixo, para todos os Senadores e Dep.utados Federais do Piauí, solicitando aos mesmos empenho para colocarem emendas ao Orçamento da União para Esperantina, cobrando um CEFET (IFPI) e inclusive Ampliação e Melhorias no Sistema de Água, Esgotamento Sanitário e Drenagem, entre outros, como segue, na integra, abaixo:

Senhores Deputados e Senadores, boa noite.

Em primeiro lugar queria parabenizá-los por representarem nossa terra.

Sou Francisco Fortes, filho de Esperantina, sou funcionário da AGESPISA, atualmente moro em Teresina e como esperantinense tive que sair de minha terra para dar um ensino de melhor qualidade para meus filhos já que nossa cidade não oferece. Hoje sou formado em Ciências Contábeis e meus dois filhos já estão formados.

E neste sentido, como filho de Esperantina não entendo como um município de 40 mil habitantes (cerca de 25 mil na zona urbana) ainda não tem um Campus regular da UESPI e uma unidade do IFPI (CEFET).

Fiz um levantamento da população dos municípios da região do Médio Parnaíba que é em torno de 100 mil habitantes e foi contemplado com um IFPI (CEFET) que fica no município de Angical e que tem apenas 7 mil habitantes. Não sou contra um IFPI (CEFET) no Médio Parnaíba, Cocal da Estação, Valença e outros municípios, desde que a nossa região fosse contemplada, já que a nossa região é uma das mais desenvolvidas e populosas do estado.

Com relação ao pólo de Esperantina, que é um município do Baixo Parnaíba, a população desta região é de mais de 200 mil habitantes. Somente a população de Esperantina, Batalha, M. do Chapéu e Luzilândia dá mais de 100 mil habitantes.

Quanto à UESPI, acho que deveria ter sido criado um Campus regular com uma estrutura em Esperantina para atender toda a região e não criar vários em cidades como Barras, Piracuruca e Luzilândia e não ter estrutura em nenhum, como ocorreu em Barras e Floriano, onde o curso de enfermagem foi fechado por falta de um simples laboratório, prejudicando muitos alunos.

Como representantes do povo, defensores da educação e do progresso de nossa terra é que estou dando uma idéia para os Senhores apresentarem uma emenda ao Orçamento da União destinando recursos para implantação de uma unidade do IFPI (CEFET) para atender o Território dos Cocais e nossa querida Esperantina para coroar suas brilhantes carreiras e ficarem marcados na história.

Outras Emendas que poderiam ser destinadas para Esperantina, seriam na parte de esportes. Esperantina não tem sequer um estádio de Futebol.

Esperantina é uma cidade turística e pólo do Território dos Cocais, temos problemas gravíssimos de Drenagem, Abastecimento D’água e Esgotamento Sanitário, que poderia ser alocados recursos do PAC, Governo do Estado\AGESPISA e Prefeitura. Nosso município tem sido muito prejudicado nas administrações anteriores.

Estou dando esta idéia porque vejo que Esperantina como um município pólo e importante para a região ainda faltam órgãos importantes como Receita Federal, Caixa Econômica, IBGE, Vara do Trabalho, IBAMA, Regionais da Educação, Saúde, Fazenda, AGESPISA com sede própria etc.

Tereina(PI), 24/11/2011 Aguardo retorno. Atenciosamente, Francisco Fortes.]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo