GeralPolícia

Esperantina será contemplada com um Pelotão Mirim da Policia Militar do Piauí

A Polícia Militar do Piauí é responsável não apenas pela segurança do Estado, através do programa Pelotão Mirim, que atende crianças de 7 a 14 anos, a PM tem trabalhado de forma preventiva, auxiliando na formação cidadã destas crianças.

O projeto já contempla oito mil crianças, sete mil na capital e mil nas cidades de Batalha e Angical.

“Nossa meta é levar o Pelotão Mirim a 100 cidades e expandir o alcance de nossas ações, proporcionando as crianças de todo o Piauí a oportunidade de terem uma formação cidadã consistente e alertá-las sobre os riscos das drogas, especialmente do crack”, explica o coronel J. Oliveira, coordenador estadual da Polícia Comunitária e Cidadã da PM.

Os encontros do Pelotão Mirim acontecem semanalmente e envolvem atividades religiosas, pedagógicas, artísticas, culturais, esportivas, além de orientações para o combate ao crack e outras drogas.

“Nosso trabalho é realizado em parceria com as associações de moradores que cedem um espaço para a realização dos encontros e a Secretaria Estadual da Educação oferece lanche para os participantes”, destacou o coronel J. Oliveira.

Para implantar um Pelotão Mirim é preciso a criação de um Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) que fica responsável pela execução do projeto na localidade. Nos municípios de Parnaíba, Floriano, Bom Jesus, Oeiras, São Pedro do Piauí, Nazária, Campo Maior, Esperantina e Palmeirais o Conseg já foi criado e as próximas etapas incluem treinamento dos instrutores, reunião de planejamento e reunião com os pais.

“As ações do Pelotão Mirim beneficiam toda a comunidade porque forma cidadãos conscientes e que se engajam em projetos que mudam a localidade, como na campanha de combate à dengue, coleta seletiva de lixo e combate às drogas”, destaca J. Oliveira, também coordenador do projeto Pelotão Mirim.

CCOM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo