O Municipio de Esperantina foi contemplado para sediar o Curso Nacional de Promotor de Policia Comunitária – CNPPC. De acordo com a Tenente Enyra Viviani do Nascimento, responsável para supervisionar o andamento do Curso no municipio, falou que o referido curso é fruto de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e a Secretaria de Segurança pública do Estado do Piauí, através de um Acordo de Cooperação Técnica, em que estados e municípios cooperam na difusão da Filosofia de Policia Comunitária.
Tenente Enyra explicou que um outro objetivo do Curso, é o de promover uma integração entre Polícia e Comunidade, buscando melhorar a qualidade geral de vida nos bairros, através da solução de problemas comuns à comunidade.
“Para tanto, são envolvidos neste processo policiais militares, policiais civis, policiais federais, policiais rodoviários federais, guardas municipais, corpos de bombeiros, lideranças comunitárias, imprensa, enfim, toda a sociedade civil organizada; no intuito de erradicar a criminalidade, medo do crime e desordens em geral” relatou Enyra Viviani.
A Tenente declarou ainda que o Curso acontecerá de 17 a 21/08/2009, das 08:00 às 17:00 horas, e será realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Os interessados deverão comparecer no referido auditório, a partir desta quinta-feira (13), das 08:00 às 17:00 horas, a fim de efetuarem as suas inscrições que vão permanecer até sexta-feira (14).
Outra informação repassada pela militar foi a de que os alunos receberão o livro CNPPC, que contém todas as disciplinas que serão ministradas no Curso.
“Toda a sociedade de Esperantina é convidada a participar deste processo de integração entre polícia e comunidade” falou a Tenente.