Esperantina é sede do encontro regional do Território da Cidadania
Teve inicio na manhã desta segunda-feira (08), no auditório da Casa São Vicente a solenidade oficial de lançamento do Programa Territórios da Cidadania e dos Cocais.
O evento contou com a participação de várias autoridades de nível nacional, estadual e municipal, além de várias lideranças comunitárias da região que abrange o Território dos Cocais.
O Programa Territórios da Cidadania, tem como objetivo principal promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.
Vale ressaltar que o território é formado por um conjunto de municípios com a mesma característica econômica e ambiental, identidade e coesão social, cultural e geográfica. Em 2008 foram atendidas 60 territórios em todo o pais.
O Território dos Cocais está inserido em 22 municípios e possui uma população de 363.840 habitantes, dos quais 174.679 vivem na área rural. Possui atualmente 29.413 agricultores familiares, 5.423 famílias assentadas, 1.648 famílias de pescadores, 08 comunidades quilombolas e 01comunidade indígena em processo de reconhecimento.
Durante a abertura do evento o Prefeito Municipal Chico Antônio aproveitou para dá as boas vindas a todas as autoridades presentes e falou que o Território dos Cocais foi um dos atos mais revolucionários e histórico Programas já realizado pelo Governo Lula.
“A região dos Cocais mais do que ninguém, precisa de uma mão do Governo Federal no que se refere a aquisição de recursos, mas que é importante afirmar que cada centavos invertidos no Território, sejam de fatos bem aplicados”, relatou Chico Antônio.
Evandro Cardoso, Superintendente do INCRA, falou da sua satisfação em está participando do evento e declarou que pela a estratégia e a potencialidade existente na região acredita muito no desenvolvimento do Território.
Paulo Sucupira da Superintendência do Banco do Brasil falou da importância do evento e disse que o PDTIS foi o embrião deste projeto do Território de Cidadania e que vai melhorar em muito a qualidade de vida da população, principalmente das comunidades mais carentes da região.
Padre Ladislau João da Silva disse que era hora de admirar e exaustar este momento tão significativo desta região dos Territórios dos Cocais que no passado foi muito massacrado e injustiçado e que agora era necessário resgatar as famílias sofridas.
Ronaldo Comboin, do Comitê Nacional do Programa dos Territórios da Cidadania, falou que o índice de IDH na região nordeste é muito grande, mas percebeu o quanto é o tamanho da vontade do povo em participar do programa.
Comboin, disse que a principal estratégia deste programa além dos recursos que serão destinados pelo Governo Federal em beneficio das comunidades é necessário sem sombra de duvida a participação popular.
Comboin finalizou a sua fala explicando que é necessária a realização do debate para que as políticas públicas sejam de fato discutidas e colocadas em prática.
Vale ressaltar que no decorrer da solenidades representantes de diversas comunidades rurais receberam seus planos de desenvolvimento, a exemplo das comunidades: Curralinhos, Olho d´Água dos Negros, Lagoa da Serra e tantas outras.
Confira a cobertura completa do primeiro dia do evento:
[nggallery id=168]