Após a rebelião no presídio de Esperantina, onde 75 fugiram, a cidade tem recebido reforço tanto para a segurança do presídio, para que não haja mais fuga, bem como para capturar os fugitivos e também para dar segurança a população na zona urbana e rural.
Na manhã de hoje o comandante de operações da polícia militar Coronel Alberto Menezes chegou em Esperantina com mais reforço policial
Até o momento 35 foram capturados e ainda existe mais de 50 (cinquenta) foragidos, segundo informou o coronel Alberto Menezes.
“Vamos trabalhar com toda força necessária par que a cidade de Esperantina volte a ter tranquilidade, se precisar de mais homens, viaturas vamos trazer e agora vamos nos reunir com a prefeita Vilma Amorim para ver os pontos mais críticos e definir as operações”. Comentou o coronel.
O Coronel Márcio informou que são 23 homens do Comando de Policiamento Especializado; 10 homens da Tropa de Choque de Teresina; 10 da Força Tática de Esperantina; 6 do Batalhão Tático Aéreo de Polícia Militar; 6 do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte; e cerca de 20 guarnecendo o presídio do município.
*COMUNICADO À POPULAÇÃO DE ESPERANTINA*
Diante do problema na Penitenciária de Esperantina e para garantir a proteção dos cidadãos, o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Justiça, Secretaria de Segurança Pública e do Comando Geral da Polícia Militar – já destinou um aparato de mais de 70 homens das forças de segurança, para assegurar o bem-estar da população.
São 22 homens do Comando de Policiamento Especializado; 10 homens da Tropa de Choque de Teresina; 10 da Força Tática de Esperantina; 6 do Batalhão Tático Aéreo de Polícia Militar; 6 do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte; e cerca de 20 guarnecendo o presídio do município.
Para fazer a patrulha na cidade e região, também foram destinadas 4 viaturas do Comando de Policiamento Especializado; 2 do Batalhão Tático Aéreo de Polícia Militar; 2 da Força Tática de Piripiri; 1 da Força Tática de Esperantina; e 1 do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte.
Além do decreto de situação emergencial do Governo do Estado, para reforçar a segurança e reformar a unidade prisional de Esperantina, o governador Wellington Dias e o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, estão no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília, solicitando a Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP).
A Secretaria de Justiça agradece a todas as instituições e à população e ressalta que está trabalhando para manter a segurança dos cidadãos de Esperantina e região.
_Secretaria de Estado de Justiça do Piauí_
Duscocais
Não vi até o momento nenhum batalhão de cavalaria pois sabemos muito bem que são poucos os marginais que saem nas estradas e a maioria deve está escondido nas matas e locais de difícil acesso e que só a pé ou cavalo pra se chegar até eles.Os comandantes não pensam nisso não??