Esperantina participa do projeto “Educando com a Horta Escolar”
Acontece esta semana no município de União, de 03 a 05 de junho, o encontro de formação do projeto “Educando com a Horta Escolar”. Participam do encontro, coordenadores e multiplicadores de 16 municípios da região Meio Norte, entre eles os representantes dos sete municípios do Piauí contemplados pelo projeto: União, São João do Arraial, Joaquim Pires, Oeiras, Vera Mendes, Esperantina e Colônia do Gurguéia.
Os municípios piauienses foram contemplados graças a iniciativa dos gestores municipais em aderir ao projeto e a intervenção do Deputado Nazareno Fonteles, coordenador-geral da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional do Congresso Nacional.
O projeto é financiado pelo Governo Federal, por meio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, e tem assistência técnica da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO.
O “Educando com a Horta Escolar” além de outros objetivos tem a intenção de intervir na cultura alimentar e nutricional dos estudantes das escolas públicas e das comunidades do seu entorno, com a inserção de conteúdos de educação ambiental, alimentar e nutricional e a participação comunitária.
“Por isso, o projeto vai ser mais do que uma horta no quintal da escola. A comunidade também vai ser envolvida e vamos ter a possibilidade de discutir com os alunos assuntos da matemática, física, química, geografia e principalmente da segurança alimentar na escola”, explica Vilma Amorim, Secretária de Educação do município de Esperantina.
Segundo Vilma Amorim, nas escolas de Esperantina, além da horta, também vai ser trabalhada a questão da alimentação alternativa nas escolas. “Nós vamos apresentar o valor nutritivo dos nossos produtos e valorizar na merenda escolar aquilo que nós temos bastante na região, como a abóbora, a batata doce e outros produtos”, completa a secretária.
Escolas contempladas
Em Esperantina serão contempladas cinco escolas com o projeto “Educando com a Horta Escolar”, sendo três na zona urbana e duas na zona rural.”As escolas foram selecionadas de acordo com as condições que elas tinham de desenvolver bem o projeto, como disponibilidade de água e terreno adequado para plantio de hortaliças”, pontua Vilma Amorim.
As escolas contempladas na zona urbana serão as Escolas Municipais Patriotino Lages Rebêlo, Escola Municipal Meire Fernandes e a Escola do Bairro Santa Luzia. Na zona rural serão contempladas as escolas municipais das localidades Limoeiro e Canto da Palmeira.
“O material didático que vai ser utilizado, nós já temos aqui e a gente acredita que do dia 15 de junho em diante nós já vamos estar executando o projeto”, conclui a secretária.
Dez pessoas de Esperantina vão participar da capacitação que acontece esta semana em União. Entre eles, representantes das Secretaria municipais de Educação, Saúde, Desenvolvimento Rural e o Prefeito do município, Chico Antonio.
A Secretária de Educação Vilma Amorim e o coordenador João Batista já haviam participado em Brasília, de 22 a 24 de abril, do II Encontro Nacional do Projeto Educando com a Horta Escolar, com a participação de representantes dos 17 municípios referência, que participaram do Projeto entre 2005 e 2008, e dos 60 municípios que aderiram à etapa de socialização da metodologia do Projeto iniciada este ano.