Geral

Esperantina participa do projeto “Educando com a Horta Escolar”

Simbolo do projeto horta escolarAcontece esta semana no município de União, de 03 a 05 de junho, o encontro de formação do projeto “Educando com a Horta Escolar”. Participam do encontro, coordenadores e multiplicadores de 16 municípios da região Meio Norte, entre eles os representantes dos sete municípios do Piauí contemplados pelo projeto: União, São João do Arraial, Joaquim Pires, Oeiras, Vera Mendes, Esperantina e Colônia do Gurguéia.

Os municípios piauienses foram contemplados graças a iniciativa dos gestores municipais em aderir ao projeto e a intervenção do Deputado Nazareno Fonteles, coordenador-geral da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional do Congresso Nacional.

O projeto é financiado pelo Governo Federal, por meio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, e tem assistência técnica da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO.

Alunos em horta escolarO “Educando com a Horta Escolar” além de outros objetivos tem a intenção de intervir na cultura alimentar e nutricional dos estudantes das escolas públicas e das comunidades do seu entorno, com a inserção de conteúdos de educação ambiental, alimentar e nutricional e a participação comunitária.

“Por isso, o projeto vai ser mais do que uma horta no quintal da escola. A comunidade também vai ser envolvida e vamos ter a possibilidade de discutir com os alunos assuntos da matemática, física, química, geografia e principalmente da segurança alimentar na escola”, explica Vilma Amorim, Secretária de Educação do município de Esperantina.

Secretária de Educação, Vilma AmorimSegundo Vilma Amorim, nas escolas de Esperantina, além da horta, também vai ser trabalhada a questão da alimentação alternativa nas escolas. “Nós vamos apresentar o valor nutritivo dos nossos produtos e valorizar na merenda escolar aquilo que nós temos bastante na região, como a abóbora, a batata doce e outros produtos”, completa a secretária.

Escolas contempladas

Em Esperantina serão contempladas cinco escolas com o projeto “Educando com a Horta Escolar”, sendo três na zona urbana e duas na zona rural.”As escolas foram selecionadas de acordo com as condições que elas tinham de desenvolver bem o projeto, como disponibilidade de água e terreno adequado para plantio de hortaliças”, pontua Vilma Amorim.

As escolas contempladas na zona urbana serão as Escolas Municipais Patriotino Lages Rebêlo, Escola Municipal Meire Fernandes e a Escola do Bairro Santa Luzia. Na zona rural serão contempladas as escolas municipais das localidades Limoeiro e Canto da Palmeira.

“O material didático que vai ser utilizado, nós já temos aqui e a gente acredita que do dia 15 de junho em diante nós já vamos estar executando o projeto”, conclui a secretária.

Dez pessoas de Esperantina vão participar da capacitação que acontece esta semana em União. Entre eles, representantes das Secretaria municipais de Educação, Saúde, Desenvolvimento Rural e o Prefeito do município, Chico Antonio.

A Secretária de Educação Vilma Amorim e o coordenador João Batista já haviam participado em Brasília, de 22 a 24 de abril, do II Encontro Nacional do Projeto Educando com a Horta Escolar, com a participação de representantes dos 17 municípios referência, que participaram do Projeto entre 2005 e 2008, e dos 60 municípios que aderiram à etapa de socialização da metodologia do Projeto iniciada este ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo