Oferecer atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público é o principal objetivo do Programa Saúde na Escola (PSE).
Em 2010, mais de 8, 460 milhões de estudantes de 695 cidades brasileiras já haviam sido beneficiadas pelas ações do programa. A meta é alcançar 23,5 milhões de crianças e jovens até o final de 2011.
O PSE é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, por meio de financiamento e fornecimento de materiais e equipamentos para as escolas e equipes de saúde para isso é necessário que o prefeito assine o termo de adesão ao programa.
O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) constitui-se como uma ação interministerial (Ministério da Saúde e Ministério da Educação) em parceria com UNESCO, UNICEF e UNFPA.
O município de Esperantina que também aderiu ao programa em 2010 está recebendo diversos kits de material como: balança eletrônica portátil, estadiômetro (medidor de estatura) fixo, estadiômetro compacto, estadiômetro infantil em lona e manequim pedagógico kit bocão. Esse material já foi apresentado aos diretores das Escolas municipais pela Secretária Municipal de Educação Vilma Amorim.
Os kits serão distribuídos para as escolas e deverão ser utilizados pelos os professores e profissionais da saúde nas escolas onde tem cobertura do programa saúde da família, portanto, é um programa que é trabalhado em parceria entre as secretarias de saúde e educação.
Por Carlo Araújo
]]>