Geral

Escolas da rede municipal festejaram Semana do Folclore

Apresentação do folcloreEm 22 de agosto, o Brasil comemorou o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. É o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive.
Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação.

Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, “constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação”.

O Folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.

Os costumes desses povos eram diversos. De sua mescla e fusão resultam a nossa cultura que é lembrada pelos estudantes em todo o País. Em Apresentação do folcloreEsperantina algumas escolas da rede municipal de ensino escolheram um dia na semana para comemorar a data. Professores e alunos do Pré à 8ª série do Ensino Fundamental presentearam o público com lindíssimas apresentações.

Foi registrado comemorações nos seguintes locais:  Creche Vô Luis Pereira (Vila da Solidariedade), Escolas Municipais São Benedito, Erinete Brito, Umbelino Rebelo, Gervásio Lages Rebelo e Maria das Graças Rebelo. Nessas escolas os alunos apresentaram: Danças da estátua, do balão, da barata, da cadeira, dança do chapéu, hip hop, capoeiras, danças folclóricas como: carimbó, frevo, quadrilha, bumba-meu-boi e boi bumbá.

Teve ainda: comidas típicas, apresentação de medicina caseira, Gincanas, festival de pipas, trava língua, parlendas, provérbios, literatura de Procissãocordel, adivinhações, superstições, fábulas, corrida de saco, cantigas de roda, apresentações de fantoches, de lendas como o cabeça de cuia, saci-pererê, lobisomem,curupira e outras.

Na escola Umbelino Rebelo os alunos da educação infantil encenaram também a procissão com o mastro da Padroeira de Esperantina Nossa Senhora da Boa Esperança.

Muitos pais prestigiaram as comemorações e os alunos deram um show nas apresentações.

Confira a cobertura das comemorações do Folclore:

[nggallery id=266]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo