Escola do Legislativo cria programa "Assembléia na Escola"
Empenhada na missão de aproximar a sociedade da Assembléia Legislativa do Piauí, a Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, decidiu ampliar o projeto de visitas à Assembleia, realizado por alunos de escolas públicas, criando a “Assembléia na Escola”, um programa que levará a ALEPI às salas de aula das escolas municipais.
O projeto idealizado pelo coordenador de projetos da Escola, Francisco Farias, pretende tornar mais produtivas as visitas que a Assembleia recebe constantemente de alunos de escolas públicas e aumentar a quantidade de estudantes que recebe esses conhecimentos. “Nós verificamos que, na maioria das vezes, esta atividade limita-se a um passeio pelas instalações do prédio, uma vez que os alunos não se interessam pelos assuntos tratados pelo Plenário. Isto decorre, em geral, da falta de conhecimentos mínimos sobre o processo legislativo, as funções dos parlamentares e o ritual da própria sessão. Para estreitamento e fortalecimento da relação entre o Poder Legislativo e os alunos das escolas públicas, e para proporcionar a presença do parlamentar no ambiente de aprendizagem do aluno, com a finalidade de propiciar estes ensinamentos sobre o funcionamento e as ações do Poder Legislativo, é que decidimos não apenas trazer mais alunos à Assembléia, como também levar a Assembleia até as escolas”, esclareceu.
De acordo com o presidente da Escola, deputado Luciano Nunes, o programa “Assembleia na Escola” dará sua contribuição para o cumprimento da missão do parlamento de ser o verdadeiro representante popular. “Acreditamos que o programa “Assembleia na Escola” terá uma ampla aceitação por parte de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, uma vez que é o próprio parlamentar, o representante escolhido pelo voto direto, que conduzira o processo de ensino sobre o Legislativo, despertando, desta forma, o interesse pelo conteúdo apresentado”.
O programa tem previsão para iniciar no mês de junho. Edmar Rodrigues Junior, diretor da Escola, explica que algumas providências estão sendo tomadas para que o aproveitamento dos alunos seja satisfatório. “Nós estamos providenciando a confecção de uma cartilha que, de forma bem didática, contará a história de nosso Parlamento. Além disso, estamos desenvolvendo um material audiovisual que também contribuirá para a melhor assimilação das funções da Assembleia Legislativa”, encerrou.
Por Viviane Oliveira]]>