GeralPolíciaSociedade

Escola de delinquência

Esperantina-piaui-panoramicaSou natural de Esperantina, morei ai durante vários anos, estudei, brinquei muito ai, banhei demais no rio Longá, fui várias festas, passeios na cachoeira, entre outros, e como amante dessa terra maravilhosa estou muito triste pelos acontecimentos violentos em nossa cidade.

Ultimamente não me sinto mais a vontade em minha cidade, o ambiente se tornou violento demais, fui testemunha ocular de diversas barbaridades cometidas por delinquentes nos mais variados tipos, fui testemunha de assalto a mão armada na semana santa em uma rua perto de onde estava acontecendo o Fest Folia, a Micarina fora de época, fui testemunha de depredações, agressões verbais e físicas, roubos, consumo de drogas, de elementos sem nenhum respeito pelo próximo, fui também testemunha até de homicídio consumado na cara da polícia em pleno festejo de janeiro em 2009 na praça principal da cidade, como foi o assassinato de um jovem.

Não agüento mais ver minha cidade e as pessoas serem desrespeitadas por delinqüentes e covardes que se encorajam sempre que se juntam em bandos e andam armados.

Hoje quando estou em Esperantina, raramente vou a uma festa, tive que abrir mão de um prazer porque bandidos transformaram meu lazer e de muitas outras pessoas em um verdadeiro inferno.

Faço um apelo aos pais que tem filhos menores de idade que não permitam que eles freqüentem festas sem estarem acompanhados de seus tutores e que em hipótese alguma permitam que seus filhos façam parte de noitadas em grupinhos, porque a chance de serem vítimas de bandidos é muito grande.

Por isso que falo, não apenas de ouvir ou ver matérias sobre crimes na cidade, mas Esperantina estar um verdadeiro quintal de bandidos e traficantes, ou seja uma verdadeira fábrica de marginais.

Como prova do que relato selecionei algumas barbaridades das ações nocivas desses bandidos:

– Posto de gasolina é assaltado pela terceira vez por marginais;

– Homem assassina lavrador em campo de futebol;

– Mulher é espancada no bairro Fazendinha;

– Merendeira é assaltada em plena luz do dia na zona rural;

– Motorista fecha rua de Esperantina atrapalha passagem de veículos;

– Ladrões arrebentam emissora de rádio;

– Carro é incendiado por vândalos;

– Ladrões roubaram motocicletas em Esperantina;

– Esperantina pede segurança mais uma vez.

E por ai vai…

QUE VERGONHA !

Esperantinense, leitor do jornalesp.com que não quis se identificar, mas que atualmente reside em Teresina onde exerce uma importante função em um orgão federal.

8 Comentários

  1. Dou razão a esse leitor, Esperantina apesar de ser uma otima cidade (eu amo essa cidade), esta faltando SEGURANÇA, é de ficar triste com isso.

  2. Isso que esse jovem acaba de relatar é o painel da insegurança que vive nossa cidade. Não é admissível que as autoridades fiquem sem tomar uma providência. Cadê o prefeito, cadê o Dep. Themistocles e tantos outros que nada fazem. Cadê a polícia militar que não esta nas ruas fazendo seu papel de prevenção. Não se admite que policiais militares não fassam pelo menos o feijão com arroz, nem isso está sendo feito. Cadê o comando da polícia de Esperantina. Isso está acontecendo a pouco tempo, antes não era tanto assim. Precisamos fazer um moviemento forte. Uma caminhada ao palácio de karnak e pedir mudanças na segurnça da cidade. Se for preciso que cabeças rolem.

  3. Parabéns por essa análise brilhante da situação deprimente de Esperantina. É o resultado de omissão das administrações públicas, do desemprego juvenil, de uma educação de faz-de- conta e da depressão causada por falta de perspectiva de vida, de valores e de fé.
    Um exemplo de luta solitária contra esse estado de coisas é Amare: Ela cuida das crianças e adolescentes, vítimas de abanono e de pobreza extrema.
    A entidade, no entanto, está sem receber, há muitos meses, qualquer apoio financeiro dos governos municipal, estadual ou federal.
    As crianças e os jovens são de responsabilidade dos esperantinenses! Até quando sofremos essa humilhação, essa exposição da nossa irresponsabilidade coletiva, que sem a ajuda de cristãos, de verdade, da Alemanha ela fecharia? Os meninos passariam fome e teriam que lutar na rua pela sua sobrevivencia engrossando o exercito de marginais ja existente.
    Ai, boa note, esperantineses! Salve-se quem puder!
    Que vergonha!

  4. É triste mais atualmente é a realidades de nosso municipio. Só queria acrescentar ao comentário da matéria relacionada do abandono do Poder Público Municipal e Estadual das praças de esportes e lazer do nosso municipio. As mesmas que servem para ocupar o tempo ocioso desses jovens e adolescentes. Como exemplo: Estádio Municipal, quadra de esportes do bairro Nova Esperança, Ginásio Didimo de Castro, Ginásio Themistão, Praça da Palestina Voleibol debaixo do fio da COHEBE ( correndo risco de vida ), Campo da Nova Esperança e a esquecida quadra Noemea Lages. Fica aqui meu protesto e repudio, pois pago meus impostos…Obrigado. E parabéns.!

  5. “Muito bom esse relato, concordo plenamente com essa falta de segurança que estamos vivenciando nessa cidade. Outrora era uma cidade com tranquilidade onde tínhamos paz, hoje já não é mesma de outrora. Precisamos urgente de respostas das autoridades sobre essa situação. Srº Políticos Esperantina está revoltada com tanta insugurança, não teriam uma maneira de vcs repararem essa situação? acho que sim; só está faltado boa voltande. Daqui mais alguns meses vcs irão sair por ai em porta em porta pedindo votos para os deputados de vcs, senadores e presidente e prometendo tanta coisa…, Vcs precisam fazer alguma coisa em relação a segurança do povo de Esperantina que tanto clama. Esperantina está precisando de um debate com as autoridades para um solução dessa situação.

  6. A Polícia de Esperantina deve criar grupos especializados tipo Serviço de Inteligência para combater a criminalidade no município.
    Asseguro que boa parte dos crimes ocorridos na cidade, em torno de 70 % desses marginais, tem alguma passagem pela delegacia e um grupo de inteligência deveria ser criado para monitorar esses marginais e locias considerados perigosos, bocas de fumo, etc…. Seria um serviço de Inteligência das instituições de segurança da policia militar e civil.
    O combate aos crimes motivados pelo uso ou venda de drogas, passa por um grande entendimento do poder público e a polícia sozinha, já tem dificuldade para fazer a prevenção. Uma solução também seria a criação de uma Gurda Municipal pelo Poder executivo.
    ¨Se não houver uma participação efetiva da população e dos governos, nos estamos entrando em uma guerra que não vamos conseguir vencer.

  7. NAO ADIANTA COLOCARMOS CULPA NA POLICIA NA JUSTIÇA,E NOS ENQUANTO SOCIEDADE O QUE ESTAMOS FAZENDO,NOS ESCONDENDO ATRAS DE MUROS GRADES,GENTE ACORDEM ACORDEM ENQUANTO E TEMPO .TODO SUDITO TEM O REI QUR MERECE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo