Enchentes chegam no centro da cidade e sobe para nove mil o número de pessoas desabrigadas
CLIQUE E VEJA A COBERTURA DAS ENCHENTES (08/ABR)!
O desespero, o medo, e a aflição já fazem parte do cotidiano das inúmeras famílias que se encontram alagadas na cidade de Esperantina.
A situação começa a se complicar cada vez mais com o aumento das águas. Para se ter uma idéia da real situação no município, a cerca de 72 horas praticamente que não tem água potável nas residências da cidade e segundo informações do chefe da empresa AGESPISA, o sr. Edimilson Amaral, disse que é por tempo indeterminado em conseqüência do sistema de captação da água já ter sido afetado e também por causa da energia do bairro onde está localizado o sistema de abastecimento já ter sido cortada; Outros bairros considerados críticos já tiveram suas energias elétrica suspensas.
O que cresceu de forma assustadora foi o número de casas que estão caindo em razão das enchentes.
O que está preocupando nas equipes de salvamento, das famílias dos alagados é com relação ao cais, que foi investido milhões de reais. O que seria no projeto pra conter as enchentes já está coberto em praticamente toda a sua extensão; Segundo informações, o mesmo está se rompendo em alguns trechos o que poderá afetar ainda mais a situação dos esperantinenses.
Locais que a poucos dias servia de apoio e alojamento às famílias desabrigadas como clubes, ginásios de esportes dentre outros agora estão todos praticamente inundados:
Outros locais do centro da cidade que já estão em situações críticas, sendo que alguns já estão com água na calçada e outros com água no interior do imóvel, como é o caso da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança, o prédio dos Correios, Churrascarias, a principal praça da cidade a Leônidas Melo, o Mercado Público, Restaurantes, Repartições Públicas e vários Comércios, todos já foram afetados.
O comandante Albino, disse que a situação é caótica e aguarda com urgência a liberação neste primeiro momento principalmente de alimentos e de água potável por parte da secretaria de Defesa Civil já que foram solicitados alimentos, agasalos, colchões que serão destinados para os cerca de 9.000 (nove mil) pessoas o que corresponde a cerca de 1.800 famílias desabrigadas.
O que chegamos a presenciar foi à lancha que está a serviço das vítimas das enchentes, permanecerem um bom tempo ancorado por falta de combustível, e foi necessário que alguns homens da CEPISA fizessem uma vaquinha para abastecer a referida lancha para dar prosseguimento nos trabalhos, principalmente da própria equipe da CEPISA, que estavam de forma incansável desligando as energias das casas.
Outro fato que merece nossos aplausos é do empresário Reginaldo Carvalho do Grupo Carvalho & Fernandes que sensibilizado com as vítimas das enchentes disponibilizou uma frota de 10 (dez) caminhões do tipo baú para retirada dos produtos dos comércios afetados.
A situação está tão crítica que pessoas idosas como o sr. Manoel Isidório de 83 anos e a senhora Joaquina de 84 dizem que nunca tinham visto uma cheia tão grande como esta. “Meu Deus do Céu, será se já é o fim dos tempos”, comentou um deles.
Minha mãe é daí praticamente fui criada em esperantina me dá uma melancolia pelo o q estou vendo, essas pessoas maravilhosas de minha cidade passando por isso me faz sofrer e muito até pq eu trabalho na prefeitura de Teresina no setor de habitação aki a gente tá trabalhando dia e noite pra remover familias de aréas de risco aki também foi triste muitas familias desabrigadas e aida aparece muitas com casa caidas sei q a prefeitura juntamente com a pessoa do prefeito tá nos dando todo o aparato pra q possamos agir o mas rapido possivel na remoção dessas familias pra uma aréa melhor espero q o prefeito daí faça o mesmo siga o exemplo do drº silvio mendes obrigado e q Deus esteja com vcs.
Caro José Luis,quero parabeniza-lo nesse momento de tanto sofrimento ao povo de minha terra,pelas fotos e reportagens sobre essa calamidade que se abateu sobre Esperantina,estou muito preocupada e me sentindo impotente por não poder fazer nada ,minha mãe e minha irmã estão alagadas (Yolanda Pires e Francisca Maria), fico sabendo das noticias através do seu site e impressionada pois nunca tinha visto tamanha inchente do rio Longá.
Gostaria de deixar meu apelo as autoridades do municipio que se unam em prol desse povo,independente de politicas ,pois quando essas aguas baixarem pode ter o perigo de vir uma serie de doenças que precisam ser tratadas.
Agradeço o espaço e fico aqui no Rio Grande do Sul,longe dai,mas com o coração presente rezando para que as coisas se normalize e o sofrimento do meu povo seja amenizado.Abraços …………………
AMIGO ZE LUIS, ESTAMOS EM ORAÇÃO PARA QUE AS AGUAS BAIXEM, É NECESSARIO QUE SE UNAM EMPRESARIOS, GOVERNO ESTADUAL, MUNICIPAL, CATOLICOS, EVANGELICOS E TODA SOCIEDADE QUE SE MOBILIZEM PARA AJUDAREM UNS AOS OUTROS, TOMEM CUIDADO COM AS DOENÇAS E FAÇAM UMA UNIÃO EM TORNO DE ALIMENTOS E ROUPAS E DÊ ABRIGO A QUEM PRECISA. NESSAS HORAS É
QUE SABEMOS QUEM TEM AMOR AO PROXIMO. POVO DE
ESPERANTINA SEJAM FORTES COMO NUNCA SE UNAM E FAÇAM UMA CORRENTE DE ORAÇÃO. DEUS OS OUVIRÁ
ESTOU AQUI EM BRASILIA E TENTO FAZER ALGUMA COISA
MAS ESTOU DISTANTE, ESTOU FALANDO COM OS MEUS AMIGOS EMPRESARIOS DAQUI DE BRASILIA E ELES ESTAO
TAMBÉM DISPOSTOS A AJUDAR. AGORA O MAIOR PROBLEMA
É COMO LEVAR OS ALIMENTOS E AGUA POTAVEL POIS
ESTAMOS PREOCUPADO COM O ACESSO A CIDADE QUERIA SABER COMO PODEMOS CHEGAR EM ESPERANTINA, POR QUAL ESTRADA DEVEMOS IR, PORQUE SE NAO TIVER ENTRADA VAMOS PEDIR AO GOVERNO UM HELICPTERO PARA DISTRIBUIR AJUDA PARA ALGUNS E SE VOCÊ ESTA LENDO ESTE COMENTARIO POR FAVOR TAMBÉM AJUDE POIS PRECISAMOS NOS UNIR. DEUS ABENÇOE O POVO DE ESPERANTINA..
Lamento muito o que esta passando com voces, e com a minha querida cidade.
de longe en Santa Cruz de la Sierra – Bolivia somente me resta rezar para que resolva este problema o mais breve possivel.
um abraço
Ir. cecilia Maria Amorim fdz
Estou um pouco longe da minha Terra Esperantina, mas confesso que estou aflito por nunca ter visto algo parecido acontecer tão próximo de nossas famílias e amigos, nesses momentos mais que nunca é que se precisa de administradores sérios e responsáveis. Que Deus proteja Esperantina. Ximenes.
É com muita tristeza que acompanho as noticias de Esperantina. Creio q a cidade está em pânico, mas é nessa hora que devemos nos unir. Estou distande, mas sinto uma grande tristeza, pois sei que o povo de Esperantina é um povo do dia-a-dia que trabalha muito para viver, e nesse momento se encontra em um desespero, vendo as fotos, as reportágens penso em cada pessoa que trabalhou muito para conseguir sua moradia.
Coloco todos vocês em minhas oraçõess e creio fielmente que só a união de todos nesse momento, independende de raça, credo ou religião se fortalecerá para suportar as perdas.
VEJA CAROS ESPERANTINENSE, ESTOU AQUI EM SÃO PAULO ACOMPANHANDO TUDO ISTO QUE SE PASSA NESTA CIDADE. ESPERANTINA SÓ PASSA EM REDE TELEVISÃO NACIONAL QUANDO ACONTEÇE COISAS RUIM NESTA CIDADE, ISTO ACONTECEU, Á ÉPOCA DOS AUMENTOS EXOBITANTES DOS VEREADORES. OUTRO ACONTECIMENTO FOI EM 2001 QUANTO A POPULAÇÃO FEZ PASSEATA E QUERIA INVADIR A PREFEITURA, E AGORA 3 DIAS SEGUIDOS NO JORNAL NACIONAL E ANA MARIA BRAGA.
AGORA QUERO PASSAR A TODOS OS INTERNAUTAS QUE AQUI ACESSAM, VEJA O DINHEIRO QUE ENTROU PARA CONSTRUIR O CAIS.
VALOR TOTAL DO CONVENIO FOI DE R$ 5.310.000,00 ( CINCO MILHÕES TREZENTO E DEZ MIL REAIS ), A PREFEITURA RECEBEU EM 02/07/2001, A IMPORTANCIA DE 2.000.000,00, ISTO MESMO ( DOIS MILHÕES DE REAIS ) PARA CONSTRUIR ESTE CAIS QUE AI ESTÁ. AGORA PERGUNTO A TODOS SERÁ SE FOI INVESTIDO ESTE DINHEIRO TODO, NA COSNTRUÇÃO DESTE CAIS? QUEM ERA O PREFEITO DA ÉPOCA?.
VEJA A CONSEQUENCIA AGORA, POIS NÃO FIZERAM O TRABALHO DIREITO. E A PONTE, POIS NUNCA FOI FEITO UMA REFORMA, SERÁ SE APÓS TUDO ISTO VAI SUSTENTAR PASSAR CAMINHÇOES E ONIBUS, POIS A ESTRUTURA ESTÁ TODA COMPROMETIDA.
ESTOU ENVIANDO EMAIL PARA TODOS DA MINHA EMPRESA COM A FOTOS DESTE SITE PARA VER SE CONSIGO ALGUMA COISA. ESPERO DEUS QUE SIM.
ESPERO QUE MEUS PAIS E FAMILIAS ESTEJAM TODOS BEM.
Carta ao povo de Esperantina
Manaus(AM), 09 de Abril de 2008
É lamentável o que está acontecendo Em Esperantina, olhando de longe veja a gravidade do problema, mas é bem verdade que todo o Norte e Nordeste as chuvas vieram com muita intensidade e em Esperantina não foi diferente. Mas em alguns lugares existiram políticas públicas sérias para que em face do problema (enchentes) a comunidade não venha sofrer tanto, sito aqui o vizinho estado do Ceará onde o mesmo se prepara muito e sempre com construção de açudes, barragens etc. integrando assim sua bacia hidrográfica, afim de controlar os problemas das ENCHENTES e dar apoio agricultura de subsistência. Não foi o caso de Esperantina onde construímos apenas Ginásios Poliesportivos e Penitenciária onde sequer podem abrigar os nosso irmãos esperantinense hoje ALAGADOS, o primeiro (ginásios) na sua grande maioria, acretido, estajam todos INUNDADOS, por terem sidos construídos em área de risco, uma vez que o dique de CONTENÇÃO DE ANCHENTES não funcionou perfeitamente já o segundo (penitenciária) o nosso povo não merecem. Em fim faço aqui duas perguntas ao povo de Esperantina: Porque o dique não funcionou; porque o mesmo não foi construído na sua totalidade? Reflitam… A natureza reponde.
Jailton Machado de Lima
Acompanho as notícias da enchente em Esperantina meio atormentado. De fato, nos vários anos que morei naquela cidade nunca vi tanta água e calamidade como essa enchente. Nessa hora as famílias esperantinensses afetadas necessitam de ajuda concreta, como se propõe O amigo Francisco Passos. Aqui de Recife, farei o possivel para mobilizar algum tipo de apoio e ajuda, conheço organizações que trabalham com solidariedade a situações de calamidade pública, o caso de nossa cidade, e farei todo o possivel para contribuir. GOSTARIA DE SUGERIR AS PESSAOS QUE TEM COMENTADO A SITUAÇÃO DE ENCHENTES nesse blog que mobilizem principalmente roupas, remédios e alimentos não pereciveis e faça contato com o governo do Piauí para viabilizar o transporte. Parabenizo o blog pelas imagens que dão a real dimensão do problema de calamidade pública da nossa cidade. Francisco Mesquita – Recife
Prezado José Luis,
Você deve lembrar de mim. Estou em Recife, e acompanho pelas suas informações a situação de calamidade pública de Esperantina. sugiro que você faça registro de imagens nos bairros pobres mais atingidos e das familias mais carentes que perderam seus bens para tentarmos sencibilizar mais a solidariedade humana, nas cidades onde os esperantinenses, fora de Esperantina vivem. Eu estou tentando mobilizar ajuda com roupas, alimentos… e precisaria dessas imagens também. Muito bom seu trabalho, parabens.
Não sou filho da terra, mais confesso que estou muito triste com a situação que acabo de ver na internet e pude presenciar pessoalmente quando estive na cidade nestes umtimos dias, tenho pessoas de milna familia que residem, e confesso que DEUS traga a PAZ par este povo. que DEUS o abençoe.
Disponibilizo neste blog uma mensagem da defesa civil de Esperantina, com uma conta bancária para ajuda, que circula no 180graus.
Passamos por uma situação muito complicada neste momento e contamos com sua ajuda, com sua colaboração. Tudo o que poderia ser feito, e o que estava além de nosso alcance nós fizemos, mas não conseguiremos sozinhos. Contamos com sua solidariedade para recontruirmos Esperantina. A Comissão Municipal de Defesa Civil criou uma conta corrente no Banco do Brasil para receber doações, quem quiser ajudar:
C/C: 22 816-8
Agência: 2048-6
Comissão Municipal de Defesa Civil
Obrigada a todos pelas mensagens de fé e pelas orações, que o Pai do céu abençõe a todos.
lamentamos muito, pois há muitas pessoas desabrigadas, madeiro também está ilhado mas ainda não tem tantos desabrigados como em esperantina.
vcs de esperantina sao realmente acolhedores,parabens pelas pessoas maravilhosas q constituiem sua familia
Queridos conterraneos de Esperntina, vejo com tristeza a situação atual que se encontra o povo de Esperantina, pois ai tenho familiares que a tempo não avejo, como é o caso do Sitonio, do Chico Marques, do Jonas Ex presidente do sindicatos do trabalhadores e outtros, tenham fé em Deus, que Deus dará força para vocês suportarem esse momento dificil porque todos estam passando