A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino nas etapas dos ensinos: Fundamental e Médio da rede escolar pública brasileira e adotada por algumas redes particulares que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada por qualquer motivo (entre os quais é frequente a menção da necessidade de trabalho e participação na renda familiar desde a infância).
É importante lembrar que a educação de jovens e adultos está tendo uma preocupação maior atualmente.
No início dos anos 90, o segmento da EJA passou a incluir também as classes de alfabetização inicial. No Brasil, o campo consolidou-se com influência das idéias do educador Paulo Freire e em forte relação com o movimento de educação popular.
O segmento é regulamentado pelo artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da educação (a LDB, ou lei nº 9394. de 20 de Dezembro de 1996). É um dos segmentos da educação básica que recebem repasse de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.
Confira abaixo as cinco Escolas do município que trabalham com esta modalidade:
Zona Urbana: Escola Municipal São Benedito (Bairro Rural), Gervásio Lages (Avenida São José), Maria Pinheiro de Castro (Bairro Nova Esperança) e Maria das Graças (Conjunto Palestina).
Na Zona Rural: Escola Municipal Estevam Ferreira da Costa (Sitio do Alegre)
Ao todo são atendidos 336 Alunos, contando com 31 Professores em 15 salas de aulas, todas funcionando na parte noturna.
Vale ressaltar que todos os anos os Alunos que concluem o EJA participam das atividades de formaturas juntamente com os Alunos do Ensino Fundamental.
Por Carlos Araújo
Essa modalidade de ensino mostra a valorização que o município da a seus abitantes, infelizmente o estado abolio essa modalidade, mas uma prova do descaso do molim com o povo de Esperantina.
HELENA COMO VC É UMA PROFESSORA INTELIGENTE VOU AQUI LHE DAR UMA DICA: HABITANTE SE ESCREVE COM h E NÃO COM a.
ABOLIU SE ESCREVE COM u NO FINAL e NÃO o.
Eita professora fraca!. Não tem moral nem pra criticar. É por isso que a educação é do jeito que é kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk começa pelos mestres. he he he