Foi realizada na manhã do último sábado (25) na Câmara Municipal de Batalha uma reunião com a participação de várias autoridades da cidade de Esperantina e de Batalha onde foi discutido a perenização do Rio Longá.
O evento contou com a participação do Prefeito Chico Antônio da cidade de Esperantina e do Vice-prefeito Adão Araújo da cidade de Batalha.
Um dos organizadores do encontro o Vereador batalhense Francisco Castro Machado, o popular Neném, disse que a idéia é juntar os prefeitos de Barras, Manin Rêgo, Batalha, Amaro Melo e de Esperantina, Chico Antônio e juntos se unirem em prol do projeto.
Neném declarou ainda que além dos prefeitos desta região outras autoridades e órgãos do estado devem também absolver e ampliar esta discussão.
O prefeito Chico Antônio disse que no passado já havia participado de outras reuniões envolvendo as bacias do Parnaíba, Poti e do próprio Longá.
Chico Antônio considerou como sendo um debate de grande importância e que é necessário o envolvimento do Governo Federal na discussão.
O prefeito declarou também que como faz parte do consorcio dos municipios vai levar o tema da perenização do Rio Longá para uma reunião que os gestores vão ter em breve com o governador Weligthon Dias.
Já o Diretor de Meio ambiente do município de Esperantina, Elias Junior falou que é necessário a participação de várias autoridades para ajudar na revitalização do Rio Longá.
Segundo, Elias Junior o Rio se encontra completamente abandonado, inclusive a informação de que um trecho do Rio já foi interrompido por uma barragem.
A Vereadora batalhense Patricia Vasconcelos disse que a bacia hidrográfica do Longá é a única do estado que se encontra completamente atrasada.
O Vice-prefeito de Batalha Adão Araújo disse que o movimento deve ter o apoio dos dezessete municípios por onde passa o rio.
De acordo com o Vice-prefeito é necessário o apoio de toda a sociedade no que se refere a preservação do Rio.