Eletrobras Piauí é segunda pior empresa elétrica do Brasil
Todo piauiense já sabia disso, mas agora é oficial: a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, oficializou na última sexta-feira (28), que a Eletrobras Piauí, ainda chamada de Cepisa pela Aneel, como a pior empresa de distribuição de energia do Nordeste.
A notícia é ruim e se torna ainda pior para os piauienses, que vivem buscando comparações com o Ceará e Maranhão. São desses dois estados as duas melhores concessionárias de energia do país, a Coelce e a Cemar – ambas empresas privadas.
O ranking das distribuidoras de energia do país em relação à qualidade do serviço prestado foi apurado com base em indicadores de janeiro a dezembro de 2011. A Eletrobras Piauí, porém, não segura a bandeira nacional da ruindade elétrica. Essa ‘honra’ coube à companhia de energia do Pará – Celpa, 33ª colocada. A Eletrobras Piauí é a segunda pior do país. A terceira é a Light, que atende a região metropolitana do Rio de Janeiro.
Uma empresa de energia que atua em municípios do interior do estado de São Paulo, a Caiuá Distribuição de Energia, é a terceira melhor colocada no ranking da Aneel.
O ranking é elaborado com base no indicador de Desempenho Global de Continuidade – DGC, formado a partir da comparação dos valores apurados de DEC (tempo de duração das interrupções) e FEC (quantidade de vezes em que o fornecimento é paralisado) das distribuidoras em relação aos limites estabelecidos pela ANEEL. Isso significa que as distribuidoras mais bem colocadas possuem, na média, melhor continuidade do serviço em relação às demais.
Segundo a Aneel, o ranking é um instrumento que incentiva as distribuidoras a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço. Mesmo para as distribuidoras que estão abaixo dos limites regulatórios, existe incentivo para que elas continuem buscando as melhores posições.
A Aneel considera que a publicação do ranking também contribui para aumentar a transparência da gestão dos indicadores de continuidade e incentiva o envolvimento da sociedade neste processo. Além disso, acompanha as melhores e mais recentes práticas internacionais, incorporando-as à realidade nacional.
O ranking das empresas é o seguinte
POSIÇÃO EMPRESA ESTADO
1º COELCE CE
2º CEMAR MA
3º CAIUÁ-D SP
4º CELPE PE
5º CPFL-Paulista SP
5º COPEL PR
7º ENERSUL MS
8º COSERN RN
8º CPFL- Piratininga SP
10º EMG MG
11º ELEKTRO SP/MS
12º RGE RS
12º ESCELSA ES
14º BANDEIRANTE SP
14º EPB PB
14º AmE AM
14º CEMAT MT
18º AES-SUL RS
19º CELESC SC
20º CEMIG-D MG
20º COELBA BA
22º CEEE-D RS
23º ELETROPAULO SP
24º CELTINS TO
25º AMPLA RJ
25º CERON RO
27º CEB-DIS DF
28º CELG-D GO
29º ESE SE
30º CEAL AL
31º LIGHT RJ
32º CEPISA PI
33º CELPA PA
Por Claudio Barros
josé bom dia,
cara esta eletrobrás piaui tem de ser é privatizada para assim melhorar toda a situação em que se encontra. aqui em esperantina tem uns funcionários proprios da empresa que além de serem grosseiros com os cliente não resolvel qualquer problema encaminham sempre para teresina. e também que agente como consumidor está enfrentando com altas taxas cobrada pela consercionária, servições fora de prazo e tudo está pécimo e tem de mudar com uma privatização. concorda?