A direção da Eletrobras do Piauí apresentou nesta semana na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a proposta de aumento de 10% no preço da tarifa de energia elétrica para os 925 mil consumidores do Estado a partir de agosto, o próximo mês.
O Tribunal de Contas da União (TCU) descobriu que os consumidores de todo o país tinham pago a mais o valor da tarifa de energia elétrica e determinado que as concessionários reduzissem o preço cobrado pela energia elétrica.
Não foi o que aconteceu.
O coordenador de Comunicação da Eletrobras do Piauí, Carlos Salomão, disse que a companhia apresentou a proposta à Anel para aumento de tarifa de energia elétrica baseado em planilha de custos.
Ele disse que no ano passado, a antiga Cepisa (Companhia Energética do Piauí) tinha reduzido o valor cobrado pela energia elétrica.
A Aneel informou que no Piauí no ano passado ocorreu aumento da tarifa de energia elétrica.
Carlos Salomão afirmou que a Aneel vai decidir pelo aumento ou não da tarifa de energia elétrica em reunião marcada para o dia 28 de agosto.
“A Eletrobras faz a proposta de aumento, mas quem aceita ou não é a Aneel, que tem este poder”, salientou Carlos Salomão.
Ele disse que também solicitaram aumento de tarifa as concessionárias de energia do Maranhão e de Alagoas.
A Diretória de Regulação vai divulgar os itens da planilha que determinou a proposta de aumento da energia elétrica para os piauienses a partir de agosto.
A Eletrobras distribui energia para os 224 municípios do Piauí.
Fonte:Meio Norte