Eletricistas terceirizados da Equatorial paralisam atividades no Piauí
Categoria reivindica reajuste salarial e melhoria no vale-alimentação
Eletricistas da empresa DPL, que presta serviços terceirizados para a Equatorial Piauí, realizaram uma paralisação parcial das atividades na manhã desta quinta-feira (12).

O movimento, seguiu até as 12h e atingiu municípios como: Teresina, Água Branca, Picos, União e São Raimundo Nonato. A mobilização ocorreu durante as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2026.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Piauí (SINTSEP-PI), a categoria rejeitou, por unanimidade, a proposta patronal de reajuste salarial de 3,9% e vale-alimentação de R$ 450,00. Os trabalhadores buscam a valorização profissional, alegando que os salários atuais estão abaixo da média praticada por outras empresas do setor de construção e manutenção de redes.
A paralisação envolveu cerca de 60 profissionais que atuam em serviços de atendimento emergencial, ligações novas e manutenção de linha viva. Um trabalhador informou que o movimento pode impactar o tempo de resposta para ocorrências emergenciais em todo o estado.
Posicionamento da Equatorial
Em nota, a Equatorial Piauí afirmou que seus pagamentos junto à prestadora de serviços estão em dia e que as obrigações trabalhistas são de responsabilidade direta da DPL. A concessionária informou ainda que acionou um plano de contingência para garantir o fornecimento de energia e o atendimento aos clientes sem interrupções.
Confira a nota da Equatorial Piauí na íntegra:
“A Equatorial Piauí informa que mantém todas as suas obrigações contratuais rigorosamente em dia com a empresa DPL, atuando em conformidade com a legislação vigente.
A concessionária esclarece que questões relacionadas a pagamentos de salários, encargos trabalhistas e demais obrigações decorrentes da relação de emprego são de responsabilidade da empresa empregadora, conforme previsto na legislação trabalhista e nos instrumentos contratuais firmados. A Distribuidora destaca, ainda, que conta com um plano de contingência operacional, garantindo a continuidade do atendimento aos clientes e sem qualquer impacto no fornecimento de energia elétrica, mantendo o foco na prestação do serviço público essencial à população.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Piauí”






