Eletricista é preso suspeito de fraudar medidores de energia em Esperantina e outras 3 cidades do Piauí
A Polícia Civil prendeu, na manhã desta terça-feira (28), um homem identificado como James Kardec Ferreira da Costa Silva, suspeito de oferecer serviços como eletricista e fraudar medidores de energia em residências e empresas no Piauí.
Essa é a quarta vez que o homem é preso pelo mesmo crime.
Segundo a polícia, ele cobrava de R$ 3 a R$ 7 mil para fraudar as medições a clientes do alto escalão.
O coordenador do Greco, delegado Tales Gomes, informou que a polícia chegou até o suspeito por meio de denúncias. No ano de 2019, pessoas que foram presas nas cidades de Parnaíba, Luís Correia, Piracuruca e Esperantina por furto de energia apontaram James Kardec como o responsável pela prática da fraude.
Ele foi preso na própria residência, que fica no bairro Esplanada, Zona Sul de Teresina. De acordo com o delegado Laércio Evangelista, do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), o homem possuía um mandado de prisão preventiva em aberto devido à reincidência na prática de furto de energia.
Lacres originais da Equatorial foram encontrados no laboratório. Funcionários ligados à concessionária também serão investigados por suspeita de envolvimento com as fraudes.
“Foi cumprido o mandado de prisão preventiva por conta dessa reincidência dele na prática de furto de energia. Ele chegava nas empresas oferecendo serviços de eletricista e se oferecia para fraudar o medidor. Essa é a terceira vez que ele é preso. A última vez aconteceu em 2019, por furto de energia na casa dele. Durante o cumprimento de mandado de prisão hoje, foram apreendidos ainda alguns medidores da Equatorial. Na casa, foi detectado também o furto de água”, comentou.
O eletricista será autuado pelos crimes de furto e receptação.