Eleições 2008: Em reunião, juiz declarou que certos candidatos com nomes sujos deveriam estarem era presos
O Juiz da 41ª Zona Eleitoral responsável pelas eleições municipais da cidade de Esperantina e Morro do Chapéu do Piauí, Dr. Almir Abib Tajra Filho, esteve reunido na manhã desta ultima quinta-feira (04/setembro) no fórum local para tratar de inúmeros assuntos relacionados à fiscalização do pleito eleitoral.
A reunião contou com a presença de várias autoridades dentre elas a Promotora Eleitoral Dra. Cléia Fernandes Januário, o comandante do 2º Batalhão da 4ª Companhia de Polícia Militar, Vicente Albino Filho, o Delegado Regional de Polícia Civil Dr. Kleidson Lima, o Delegado de Polícia Civil e Bacharel em Direito Vicente de Paulo e vários outros integrantes de coligações e partidos políticos.
Durante o seu discurso Dr. Almir Tajra chamou a atenção dos presentes ao uso de foguetes e de carros de som que o barulho está muito alto e a população já vem denunciando há muito tempo o excesso destas práticas. O juiz declarou ainda, que tem condutor de veículos que parece que é muito mais apaixonado do que o próprio candidato.
Um outro assunto abordado pelo magistrado foi com relação as carreatas, na sua explanação Dr. Almir, que chegou a dizer que nenhum eleitor vai sair de sua casa com o seu transporte para acompanhar a carreata de qualquer que seja o candidato sem ter ganho combustível, disse ainda que “quem está reclamando, hoje já fez ou vai fazer amanhã, em política ninguém é santo só tem gente esperto”.
E que, segundo ele (Dr. Almir), tem candidatos que não mereciam está concorrendo ao pleito, porque tem a ficha suja perante a Justiça Eleitoral e que só estão concorrendo graças aos juizes do Supremo Tribunal Federal que permitiram a continuação desses certos candidatos que no seu modo de pensar, deveriam estarem presos, declarou o magistrado.
Já a Promotora Eleitoral Dra. Cléia Fernandes lembrou que todo abuso eleitoral é crime e ocorre em detenção de 06 (seis) meses e multa. Dra. Cléia explicou que com relação ao transporte de eleitores provenientes de outras cidades em transportes irregulares, serão terminantemente fiscalizados pela Polícia Rodoviária e os carros serão apreendidos. E que este fato será encaminhado ao Procurador Eleitoral para que todas as medidas preventivas sejam tomadas.
A representante da coligação “Unidos por Esperantina”, Juliana Rego, questionou como seria a atuação da Justiça Eleitoral referente aos abusos eleitorais que vem acontecendo atualmente em Esperantina se a própria polícia não está dando conta de fazer a fiscalização imagine os candidatos, falou Juliana. Outro questionamento foi feito pelo candidato a vereador pelo PT, Antônio Francisco, o candidato declarou que tem pessoas ligadas a certos candidatos que estão distribuindo na maior cara de pau celulares, colchões, dinheiro e muitos outros objetos e ninguém faz nada.
A Promotora acrescentou que não vai de maneira alguma sair fiscalizando candidatos fora de seu gabinete, explicou que este trabalho de fiscalização é de responsabilidade da polícia e dos próprios candidatos. E de suas respectivas coligações ou partidos políticos. “É só filmar ou tirar fotografias que apuramos o delito”, falou a promotora.
Já o comandante da PM, Vicente Albino, informou que embora com um efetivo bastante pequeno vai atuar da melhor forma possível, mas que torce pela vinda de força federais que de certa forma ajuda muito mais na segurança do pleito eleitoral.