GeralSociedade

Lula decide pelo aumento de 7,72% aos aposentados e veta fator previdenciário

reajuste aposentados Como já estava previsto, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu vetar o fim do fator previdenciário e sancionou o reajuste de 7,72% aos aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo. A anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

“O presidente resolveu vetar o fim do fator previdenciário e sancionar o aumento de 7,72% e nos liberou para fazer cortes que vão compensar o aumento de R$ 1,6 bilhão este ano [que será gerado com a diferença entre o 6,14% e 7,72% no Orçamento da União]”, afirmou o ministro.

Em Brasília, Mantega disse que o presidente autorizou a equipe econômica a mandar para o Congresso, se necessário, emendas para manter a solidez das contas públicas. O ministro ressaltou que a preocupação central é manter o equilíbrio fiscal do governo.

A decisão contrariou a posição da equipe econômica do governo, que defendia que o índice do reajuste fosse vetado.

A proposta original do governo era de um reajuste de 3,5%, mas depois de um acordo com as centrais sindicais e entidades dos aposentados, ficou definido o índice de 6,14%. O governo chegou a admitir aceitar 7%. No Congresso, a medida provisória recebeu duas emendas, a do fim do fator previdenciário e a elevando para 7,7% o aumento.

“Se nós convencermos o presidente, a proposta é vetar este aumento que foi [acordado] e manter o acordo de 6,14%. Isso significa reposição da inflação mais 2,6% de aumento real. Ninguém pode dizer que o governo Lula está maltratando os velhinhos”, afirmou o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, após convenção nacional do PT, realizada no domingo, em Brasília.

Mantega defendeu o veto e o corte de R$ 10 bilhões no Orçamento ajudariam o governo a manter o crescimento da economia de forma sustentável.

Para ele, o aumento dos aposentados, de 6,14%, está sendo dado, já está na conta. Mas se fossem 7,7%, você teria que aumentar aquilo que está pagando [o governo] e ainda pagar desde janeiro até aqui, fazer uma recompensação.

Fonte:Meio Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo