Rede estadual do Piauí inicia ano letivo com 150 mil alunos e novos docentes
Secretaria convoca quase 5 mil professores e amplia disciplinas voltadas à tecnologia e à qualificação profissional
O ano letivo de 2026 da rede estadual de ensino do Piauí começa nesta quinta-feira (19) com mais de 150 mil estudantes matriculados e a convocação de 4.985 professores para reforçar o quadro docente.

A medida busca ampliar a oferta de disciplinas e garantir o funcionamento das atividades em todas as regiões do estado.
Na área pedagógica, a rede passa a ofertar componentes curriculares como Inteligência Artificial, Robótica, Educação Financeira e Empreendedorismo, além de cursos técnicos integrados ao ensino médio. A proposta é alinhar a formação básica à qualificação profissional, com foco na inserção dos estudantes no mercado de trabalho.
Segundo o secretário estadual da Educação, Rodrigo Torres, o início do período letivo ocorre com estrutura reorganizada após investimentos realizados nos últimos anos. Ele afirma que houve ampliação do número de professores, intervenções na infraestrutura e reformulação curricular com integração entre formação acadêmica e tecnologia.
Desde 2023, foram concluídas 565 obras na rede estadual. Todas as escolas passaram por algum tipo de reforma, e mais de 120 unidades foram entregues dentro de um novo padrão, com laboratórios e espaços destinados às atividades pedagógicas.
Atualmente, 452 escolas estão totalmente climatizadas. Em Teresina, todas as unidades da rede estadual contam com sistema de climatização.
Para estimular a permanência dos estudantes, a secretaria mantém a distribuição de fardamento — composto por duas camisas e uma calça —, além da oferta de transporte escolar e alimentação nas unidades de ensino.
SECOM







