Educação

Estudantes apostam em segurança, inclusão e meio ambiente para redação do Enem

No primeiro dia de provas do Enem 2025, a expectativa dos estudantes se voltou para o tema da redação, uma das etapas mais aguardadas do exame.

Entre os candidatos, prevalecem apostas em temas ligados à segurança pública, neurodivergência e meio ambiente.

A estudante Adriele Porto, do 3º ano do Ceti Antonieta Ribeiro Morais, de Demerval Lobão, acredita que a prova pode abordar assuntos relacionados à violência ou inclusão.

“Acho que pode ser sobre segurança ou neurodivergentes, porque são temas muito discutidos atualmente”, disse. É a primeira vez que Adriele participa do Enem. O pai dela, Egilson Paulino, a acompanhou de Demerval Lobão até Teresina para o exame.

Já Lucas Oliveira, também do 3º ano, estudante do Ceti Hilton Leite, em Nazária, aposta em um tema ambiental.

“Acredito que seja interessante, até porque faz dez anos da tragédia de Brumadinho e ninguém foi responsabilizado. Seria importante discutir esse tema”, afirmou. Lucas pretende cursar licenciatura em Matemática e veio à capital com um grupo de colegas da mesma escola.

No Piauí, 120.040 pessoas estão inscritas para o Enem 2025, o maior número dos últimos cinco anos. Neste domingo (9), os candidatos respondem a 90 questões objetivas nas áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, escrito a partir de uma situação-problema proposta pelo Inep. A nota máxima é de 1.000 pontos, e textos com fuga ao tema ou menos de sete linhas recebem nota zero.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo