Geral

EDUCAÇÃO – Formação do Gestar II – 2010

professoresEm pleno século XXI, o homem ainda está sedento de conhecimento, de fé e de valores. Está em busca de nascentes dos mananciais da sabedoria. E ao chegar à encruzilhada do processo de civilização, precisa encontrar seu rumo e direcionar seu destino.Para pôr em prática essa mudança de comportamento social, psicológico e educacional faz-se necessário uma renovação da compreensão do homem, do mundo e das ciências exatas e humanas, não apenas intelectual, mas pela transformação do caráter que atinge o âmago do ser na sua totalidade, que o leva a enfrentar, a pensar conscientemente o papel de suas ações que o levam ao despertar da aprendizagem.

O educador deve buscar em si mesmo o verdadeiro sentido de educar, deve ser exemplo vivo dos seus ensinamentos e de sua profissão numa atitude renovadora, cooperadora para o exercício da docência. Ser o inspirador do aprendizado.

Para isso deverá buscar, pesquisar, inovar, procurar e aprimorar seus conhecimentos pedagógicos, só assim será o agente da transformação ao lado da família, escola. O progresso de uma nação só acontece quando o sistema educacional integra a sabedoria do espírito e o conhecimento intelectual, revelando o papel do homem na sociedade e a valorização da vida.

É com este pensamento que a Secretaria Municipal de Educação de Esperantina comunica aos professores do município inscrito no programa Gestar II, formados em português e matemática que a formação inicial do Gestar II acontecerá no mês de novembro com data ainda a ser definida. É importante lembrar que esta formação abrangerá 22 estados e está sob a responsabilidade de 10 universidades. As universidades certificarão formadores e cursistas que cumprirem as exigências legais de âmbito geral e as exigências específicas do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II 2010.

Em Esperantina, esse curso inicial terá 40 horas e os formadores que não participarem dessa primeira etapa estará automaticamente fora do programa. Maiores informações na Secretaria Municipal de Educação com a professora Maninha Amorim.

O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar oferece formação continuada em língua portuguesa e matemática aos professores dos anos finais (do sexto ao nono ano) do ensino fundamental em exercício nas escolas públicas. A formação possui carga horária de 300 horas, sendo 120 horas presenciais e 180 horas à distância (estudos individuais) para cada área temática.

O programa inclui discussões sobre questões prático-teóricas e busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula. Em Esperantina mais de sessenta (60) professores se inscreveram no programa e os demais interessados em participar façam a sua inscrição antes de iniciar a primeira etapa do curso.

Colaboração: Carlos Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo