Drogas: Lei obriga escolas a realizarem semana de conscientização
A partir de junho de 2013 as escolas públicas e privadas irão dedicar uma semana para conscientizar os alunos sobre os perigos do uso de entorpecentes. A lei é de autoria da deputada estadual Rejane Dias (PT) e foi sancionada mês passado pelo governador Wilson Martins.
“Muitas escolas já realizam atividades, repassam informações importantes aos alunos. Nossa intenção é tornar estas atividades obrigatórias e regulares. É uma semana dedicada à conscientização. Todos os anos precisa acontecer”, explicou a deputada estadual Rejane Dias.
A deputada ressalta que após a família, a escola tem importância fundamental na conscientização de crianças a jovens. “As vezes falta esta conversa na família, mas a escola pode suprir ou reforçar. Lembrar às crianças sobre os perigos das drogas, evitar o primeiro contato, ficar longe do álcool, que é a principal porta de entrada para drogas mais pesadas, são informações que precisam ser constantemente repassadas e discutidas com nossos jovens”, completa a parlamentar.
Resultados
Como presidente da Frente Parlamentar de Políticas Públicas sobre Drogas, a deputada Rejane já contabiliza alguns resultados positivos no combate às drogas, como o aumento de vagas nas comunidades terapêuticas e na rede pública.
“Conseguimos trazer ao Piauí a secretária nacional de Políticas Anti Drogas, Paulina Duarte, que levou à Dilma uma proposta para ampliar as vagas nas comunidades terapêuticas e a necessidade de um plano amplo para combater este mal. Ela iniciou convênios que está aumentando as vagas no Piauí e meses depois lançou o plano Crack, é possível vencer, que vai disponibilizar mais de R$ 48 milhões ao Piauí para o tratamento e atendimento de dependentes químicos, já acordado entre o governador Wilson e o Ministério da Saúde”, informou.
Por Mateus Noronha
]]>
Somente quem tem um filho usuário de drogas sabe do sofrimento, agora mesmo tem uma família no bairro Cristo Redentor sofrendo muito, a mãe desse jovem ainda não morreu somente pelos milagres de Deus, já foi preso por pequenos furtos, assim que saiu se converteu em uma igreja evangélica, só que o vício é mais forte e voltou a praticar esses pequenos furtos, nossa cidade já deveria ter uma clínica de recuperação, o víciado tem que ter um tratamento diferenciado, é realmente uma questão de saúde pública, quem é para estar preso são os traficantes esses sim é que fazem toda maldade, a gente espera como sociedade que esses jovens quando presos não venha a ser torturados, maltratados, humilhados, a prisão é um recolhimento para reflexões dos erros cometidos, só que o lugar do usúario de drogas é em clínicas para que depois possa voltar para sociedade recuperados como tenho visto muitos.