Dra. Ellen Carla concede entrevista e fala sobre atuação do Núcleo da Defensoria Pública no município
A atual Defensora Pública de Esperantina, Dra. Ellen Carla Gomes Brandão, concedeu uma entrevista a equipe de reportagem do jornalesp.com onde a mesma falou sobre a sua atuação e o horário de funcionamento do Núcleo no município.
Confira na integra toda a entrevista:
jornalesp.com = Quais os tipos de serviços mais frequentes realizados atualmente no Núcleo da Defensoria Pública de Esperantina?
Dra. Ellen Carla = Olha, nós atendemos diversos casos, sendo que os mais frequentes são relacionados a questões relacionadas com Pensões Alimentícias, Retificações e Suprimentos de Registros, Ações Apelatórias de Contratos contra os Idosos e tantos outros, principalmente este último contra os Idosos que a Defensoria tem o papel de coadora no sentido de amenizar a situação junto aquelas pessoas que possivelmente tenham sido lesadas.
jornalesp.com = Com relação a casos de agressões contra a mulher de que forma age a Defensoria Pública no município?
Dra. Ellen Carla = Neste tipo de caso de agressão a mulher, o primeiro procedimento é que seja feito um registro de ocorrência na Delegacia da cidade e posteriormente nós entramos com um ingresso de medidas protetivas de urgência, ou seja, solicitamos o afastamento do agressor do lar, além da determinação de que o agressor se mantenha afastado da ofendida, além de outros tipos de proibições.
jornalesp.com = Diante de toda esta intervenção por parte da Defensoria Pública, de que forma a senhora analisa atualmente o comportamento das mulheres na atualidade referente a este tipo de caso?
Dra. Ellen Carla = Veja só, o que temos observado é que muitas mulheres ainda têm medo de denunciar o seu próprio marido e as vezes chegam a optar por conviver mesmo diante da agressão.
jornalesp.com = Então resumindo, qual o verdadeiro papel da Defensoria Pública contra a violência da mulher?
Dra. Ellen Carla = È, sobretudo, o acompanhamento. Já no tocante à punição, principalmente referente a aplicação da Lei Maria da Penha, passa a ser objeto exclusivo da Justiça.
jornalesp.com = Dra. Ellen Carla onde funciona atualmente o Núcleo no município? e quantas pessoas são atendidas atualmente no município?
Dra. Ellen Carla = Olhe o Núcleo funciona na Rua Domingos Moreira, três dias da semana, que é nas terças, quartas e quintas-feiras, no horário das 08:00 as 13:00 horas, sendo que nos dias de terças-feiras de 15 em 15 dias, faço visita aos detentos na Penitenciaria Regional Luis Gonzaga Rebelo.
jornalesp.com = Quantas pessoas são atendidas atualmente no município?
Dra. Ellen Carla = Tem dias que chegamos a atender em torno de mais de trinta pessoas com diferentes tipos de casos.
Vale ressaltar que no final da entrevista a Defensora aproveitou para esclarecer com relação ao prazo para o registro de óbito, que é de apenas 15 dias a contar da data de falecimento da pessoa, ultrapassado este período, somente será possível a obtenção do registro por meio judicial, que segundo a Dra. Ellen Carla leva muito mais tempo, além de aumentar também os gastos.
Outra informação repassada pela Defensora foi com relação as pessoas que necessitam fazer a retirada de registro, segundo a Defensora a pessoa tem que está atenta e observar se os nomes, e as datas estão realmente corretas, para evitar futuras retificações, que só poderá ser feitas por meio de uma Ação Judicial.
Já com relação aos Trabalhadores Rurais, estes de acordo com a Defensora, devem muni-se de provas da sua condição de lavrador, além de providenciar notas de compras de ferramentas de trabalho e mantendo se filiado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de origem desde o inicio da atividade como lavrador, não deixando para resolve somente por ocasião do requerimento de benefícios.
Essa Defensora é muito é fraca. todas as ações contra o município ele demora entrar com ação e faz por muitas vezes “corpo mole”. A Drª Andréia era mais eficiente e ágil…
Quero aqui parabenizar a empresária DIVA pelo seu aniversário, parabens! Desejo tudo de bom pra você e muitos anos de felicidade.
Viva a vida sempre sorrindo que será sempre feliz.
Tenho um processo na Defensoria que parece que fizeram macumba. Não vai pra traz nem pra frente… Sou leigo em matéria de justiça, mas dizem que este juiz tá acelerando os processos. Porque que o meu, que tenho com a defensoria não sai do lugar… Quando andou foi a passos de tartaruga…