Geral

Diversas autoridades municipais participaram da Audiência Pública sobre o trânsito de Esperantina

Várias autoridades municipais de Esperantina, estiveram participando na manhã de hoje (15/03) de uma Audiência Pública para tratar da regulamentação do trânsito em Esperantina.

Dentre as autoridades presentes, estavam o representante do Ministério Público no município, o Promotor de Justiça criminal, Dr. Raimundo Martins Ribeiro Junior, a Prefeita Municipal, Vilma Carvalho Amorim (PT), bem como também, o atual Presidente da subseção da OAB-PI de Barras, o jovem advogado, Carlos Augusto de Oliveira Medeiros Junior.
A importante Audiência, contou ainda com a participação de diversos representantes de associações, entidades, professores e vereadores.
Quem também marcou presença na importante audiência foi o atual presidente do poder legislativo municipal, vereador Manoel da Costa Araújo Filho (PT), além do chefe da 13ª CIRETRAN, Francisco Raimundo Machado.
A Prefeita Vilma Amorim, ao discursar, agradeceu a presença de todos em especial aos secretários municipais e representantes das entidades e associações.
Vilma Amorim, disse que atualmente o municipio conta com apenas um único Agente de Trânsito.
Segundo a gestora, já está agendado para os dias: 21 e 22 desse mês, a vinda de uma equipe do DETRAN de Teresina, para fazer a primeira experiência de educação no transito no municipio.
Vilma Amorim, disse ainda que no dia 01 de abril, terá inicio de direito e de fato, blits por toda a cidade, onde na ocasião serão cobrados:
O uso do capacete;
Proibição de menor conduzindo veículos;
Andar na contramão;
Proibição de Estacionar em locais indevido;
Proibição do uso do cano cadron;
Já o Promotor de Justiça, Dr. Raimundo Martins, ao fazer uso da palavra, falou que com a municipalização do trânsito quem ganha é a população em geral.
O nobre Promotor, disse que a maior incidência de mortes no transito é ocasionada em razão de traumatismo craniano.
“Inicialmente será feito um processo administrativo de educação no trânsito e posteriormente serão aplicadas multas”, declarou o representante do Ministério Público.
Dr. Raimundo, explicou aos presentes que no tocante aos buracos nas vias públicas são de responsabilidades da Prefeitura.
Dr. Carlos Junior, ao fazer o seu pronunciamento, parabenizou os organizadores da referida Audiência e na oportunidade disse que vai está criando nos próximos dias uma sub-comissão para ajudar no transito de Esperantina.
O nobre advogado disse que todos tem direito a vida e que é necessário de imediato uma maior conscientização e educação no transito.
“Se for o caso, vou me juntar aos meus colegas advogados da ordem para fazer panfletagem e até conceder palestras para conscientizar a população”, disse o Presidente.
Já o jornalista José Luiz Rodrigues (jornalesp), ao fazer uso da palavra, quis saber das autoridades da mesa, de quem seria a responsabilidade pela falta de semáforos nas vias publicas de Esperantina.
O jornalista, chegou a lembrar que a cerca de vinte anos atras, Esperantina, tinha vários semáforos, enquanto, nos dias atuais não tem nenhum.

O vereador Manoel Filho (PT), disse que alguma coisa tem que ser feita de imediato, no tocante a melhoria do transito no municipio.
Segundo o parlamentar petista, é natural no dia-a-dia, vê pessoas pilotando motos levantando pneus e andando com cano cadron pelas ruas de Esperantina.
“A municipalização do trânsito é uma questão de vida, e que ninguém possa está tirando proveito politico dessa situação.
O lavrador Leônidas que reside no povoado Lagoa Seca, quis saber das demais autoridades se toda essa discussão a respeito do transito vai ser levado também para a zona rural do municipio.
Já o Pastor Manoel Carlos, ao fazer uso da palavra, disse que a quantidade de animais circulando livremente pelas principais ruas da cidade, está cada vez mais crescente.
O Professor Antonio Carlos Borges, falou que os condutores de veículos não respeitam as faixas de pedestres e a maioria ignoram as mesmas.
Já o motorista, Gilberto Sampaio, quis saber do Promotor, se era normal um pai transportar suas duas filhas em uma unica motocicleta.
O Professor Marcelino, quis saber da Prefeita se novos Agentes de Trânsito serão contratados pelo poder publico e se haverá concurso público para a Guarda Municipal.
Já o Presidente da Associação de Moradores da Lagoa da Caiçara, o agricultor, Antonio Machado, quis saber das autoridades, como vai proceder com as pessoas que não tem habilitação e estão com suas motos atrasadas e que diariamente vem do interior para a cidade fazer compras.
Quem também participou do importante debate, foi um determinado funcionário da Prefeitura Municipal de Luzilândia.
Segundo o funcionário, a Prefeitura de Luzilândia terá que municipalizar também o transito nos próximos dias.
Veja alguns registros da Audiência, abaixo:

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo