Estiveram reunidos na manhã deste, sábado (17/janeiro), na sede da Secretaria Municipal de Esportes, os membros da última Diretoria da Liga Esperantinense de Esportes Amador- LEED.
O encontro serviu para formar a chapa que concorrerá as eleições da entidade que acontecerá no próximo dia 31 de janeiro no auditório da Câmara Municipal a partir das 08:00hs da manhã.
Todos os membros da ex-Diretoria e outros que deverão compor o novo mandato caso seja reeleita a chapa, estiveram presentes ao encontro que também serviu para tratar metas para os próximos 04 anos, como: a construção do estádio de futebol, criação de uma área de lazer para os filiados da entidade, realização de um campeonato de futsal envolvendo todos os bairros da cidade e diversos campeonatos de futebol de campo.
É importante lembrar que a Liga Esperantinense de Esportes Amador, nesta última gestão foi fundada no dia 13 de janeiro de 2005 e o mandato de 04 anos encerrou-se no último dia 13.
Nesse período vários campeonatos de futebol foram realizados, como também foi criado a 1ª e 2ª divisão do futebol em Esperantina.
Segundo informações de alguns Diretores, no início desta gestão, a entidade passou por várias dificuldades, como: pagamento do aluguel da sede sendo arcado pelos os próprios diretores fundadores, sem patrocínios, sem apoio do poder público, etc.
Com o passar do tempo à liga foi se organizando e agora já somam 27 clubes filiados que estão em dia com a entidade no município.
De acordo com informações, existe apenas uma chapa está concorrendo até o momento, à eleição no próximo dia 31 exatamente a que concluiu o último mandato.
Na reunião deste sábado, a chapa ficou assim definida: Presidente: José James; Vice-presidente: Francisco Marques (da localidade Barro); Secretário: Chagas Henrique (Nova Esperança); Tesoureiro: Francisco Pereira (Piranha da Nova Esperança); Diretor de Esportes: Jardel (do Santa Luzia); Diretor de Patrimônio: Maurici o Costa (Secretário Municipal de Cultura e Esportes); Diretor Social e Cultural: Ernando Lopes (Escolinha Força Jovem); Diretor de Imprensa: Carlos Araújo ( Radialista); Diretor de Disciplina: Valdinar (professor Cacique); Diretor de Arbitragem: Neguinho da Feliciana; Conselho Fiscal- Efetivos: João Eduardo (Mundo Novo), Manoel dos Correios (Canto da Palmeira), Antonio José (Teco- Juventude da Carraspanha); Suplentes: Domingos da Casa Lages(Real Júnior), Chico velho, Natanael Santos (Radialista e presidente da Equipe do Atlético).
No dia da eleição, cada um dos 27 clubes filiados deverá ser representado por 09 integrantes que terão direito a voto, o Presidente do clube, um atleta, 04 diretores efetivos e 03 membros do conselho fiscal do clube. Ao todo, somando mais os votos dos 22 sócios fundadores da liga, 243 pessoas estão aptas a votar na escolha da nova diretoria da liga no próximo dia 31 de janeiro para o mandato de mais 04 anos.